quarta-feira, novembro 10, 2010

Jonas 1 - Resumo

Jonas recebeu uma expressa ordem de Deus para pregar contra a cidade de Nínive, pois sua maldade já havia subido até a presença de Yahweh (1-2). Todavia Jonas decidiu fugir da presença de Deus de navio, em direção a Társis (3). Yahweh, porém, impediu que o plano de Jonas sucedesse, soprando um forte vento sobre o mar, fazendo com que os marinheiros temessem por suas vidas. Eles clamavam cada um por seu próprio Deus e tomavam providências práticas para manutenção do navio (4-5a).

Enquanto isso, Jonas, que dormia profundamente, foi acordado pelo capitão, que solicitou que ele clamasse a seu Deus pela vida de todos (5b-6). Sem saber o porquê de um mar tão violento, os marinheiros decidiram tirar sortes para descobrir o responsável do caos. Jonas foi o apontado (7). Inquirido pela tripulação (8), ele respondeu: sou hebreu, adorador de Yahweh, o Deus dos céus, que fez o mar e a terra (9). Apavorados, os marinheiros queriam saber o que Jonas havia feito e como deveriam proceder para que o mar se acalmasse, visto que sabiam que ele fugia de Yahweh, pois o profeta já havia contado isso a eles (10-11). Jonas respondeu somente como acalmar o mar. Disse que deveria ser jogado para fora do navio, pois entendia que por causa dele a tempestade afetava a todos (12).

Os misericordiosos marinheiros não queriam tirar a vida de Jonas. Então se esforçaram por voltar à terra, mas o mar ficava ainda mais violento (13). Ao notar que a única saída era jogar Jonas ao mar, eles suplicaram a Yahweh por perdão da decisão que tomaram (14). Assim que o profeta foi lançado ao mar, as águas se aquietaram e os homens adoraram a Yahweh com temor, oferecendo-lhe sacrifício e fazendo-lhe votos (15-16).

A providência divina para salvação de Jonas chega inesperadamente: um grande peixe o engole. Dentro dele o profeta fica por três dias e três noites (17).

Nenhum comentário:

Postar um comentário