O privilégio de uma santa liderança
Introdução:
- Fazer um breve comentário acerca da tipologia do sacerdote e o líder cristão.
- Contexto > (cap. 8 [consagração do sacerdote] e 9 [atividade sacerdotal]).
1 Nadabe e Abiú, filhos de Arão, pegaram cada um o seu incensário, nos quais acenderam fogo, acrescentaram incenso, e trouxeram fogo profano perante o SENHOR, sem que tivessem sido autorizados. 2 Então saiu fogo da presença do SENHOR e os consumiu. Morreram perante o SENHOR.Alguns pontos:
- Introdução dos personagens: Nadabe, Abiú e Arão;
- Explicação:
- Processo de expiação;
- Cargo sacerdotal - objetivos de um sacerdote;
- O sacerdote como facilitador.
- O texto não nos dá a compreensão total acerca do “fogo estranho”;
- Somente o sumo-sacerdote deveria colocar incenso num incensário;
- Nadabe e Abiú desrespeitaram a hierarquia sacerdotal;
- É provável que eles estivessem bêbados (v. 9);
- Apesar das várias tentativas teóricas de qual era de fato a intenção de Nadabe e Abiú, é certo que eles apresentaram uma espécie de “fogo profano” (ou estranho) ao Senhor;
- A morte deles foi fulminante.
Aplicações:
- Mediocridade dos líderes hoje (ponto esse que será sempre repetido, com desfecho no final);
- Imaginem se Deus ainda agisse com seus “facilitadores” da proclamação à respeito do Senhor e as coisas do Reino.
3 Moisés então disse a Arão: "Foi isto que o SENHOR disse: 'Aos que de mim se aproximam santo me mostrarei; à vista de todo o povo glorificado serei'”. Arão, porém, ficou em silêncio.
Alguns pontos:
- No contexto do povo de Israel, viver em santidade era consagrar um objeto ou pessoa à uma divindade (orgias eram realizadas para o agrado dos deuses pagãos, pedindo assim que sua presença se mantivesse entre o povo);
- Explicar as palavras santidade e santo (hebraico);
- O silêncio de Arão reflete um entendimento sobre o ocorrido e sua submissão à pessoa de Moisés e ao poder de Yahweh.
- Ser sacerdote significa aceitar mais responsabilidades de santidade do que o membro comum da nação santa – Paul House. Citar essa frase e não fazer nenhum comentário muito explicativo, mas conservar a ideia acesa de que esse é o tema principal do texto.
- Rm 12:1 - Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.
4 Então Moisés chamou Misael e Elzafã, filhos de Uziel, tio de Arão, e lhes disse: "Venham cá; tirem os seus primos da frente do santuário e levem-nos para fora do acampamento". 5 Eles foram e os puxaram pelas túnicas, para fora do acampamento, conforme Moisés tinha ordenado.Alguns pontos:
- Novos personagens > Misael, Elzafã e Uziel;
- Provavelmente eram os parentes mais próximos e por isso poderiam dar continuidade ao rito de enterro (explicar sucintamente);
- Ao que parece cumpriram com a ordem de Moisés e permaneceram-se puros (explicar o puxaram pelas túnicas);
- Quais seriam seus castigos caso desobedecessem à ordem de Moisés?
6 Então Moisés disse a Arão e a seus filhos Eleazar e Itamar: "Não andem descabelados, nem rasguem as roupas em sinal de luto, senão vocês morrerão e a ira do SENHOR cairá sobre toda a comunidade. Mas os seus parentes, e toda a nação de Israel, poderão chorar por aqueles que o SENHOR destruiu pelo fogo. 7 Não saiam da entrada da Tenda do Encontro, senão vocês morrerão, porquanto o óleo da unção do SENHOR está sobre vocês". E eles fizeram conforme Moisés tinha ordenado.
Alguns pontos:
- Note que a frase (…)e eles fizeram conforme Moisés tinha ordenado aparece pela segunda vez.
- Novos personagens: Eleazar e Itamar;
- Descabelados e roupas rasgadas eram sinais de luto;
- Não deveriam estar chorando como os outros porque deveriam demonstrar prioridade às responsabilidades sacerdotais (os israelitas respondiam ao sentimento de morte muito bem ao nível emocional);
- Eles não podiam deixar a entrada da Tenda. Caso isso ocorresse, eles também seriam disciplinados pelo Senhor.
- Jesus Cristo é o exemplo mor de tal dedicação às coisas do Pai.
- Nada deve interromper o que é prioritário o “chamado maior” - explicar.
8 Depois o SENHOR disse a Arão: 9 "Você e seus filhos não devem beber vinho nem outra bebida fermentada antes de entrar na Tenda do Encontro, senão vocês morrerão. É um decreto perpétuo para as suas gerações.”Alguns pontos:
- Deus dessa vez fala diretamente com Arão;
- Água potável não era abundante no Oriente Média, então bebidas alternativas eram o meio de “matar a sede”. No contexto, cada vez mais os sacerdotes estavam se envolvendo com bebidas alcoólicas;
- Os sacerdotes precisavam estar em plena condição mental e física para conduzir o povo à santidade.
- Ser líder é também termos o privilégio de abdicarmos de certos prazeres à obra do Senhor.
- 1Co 6:10; Ef 5:18
10 Vocês têm que fazer separação entre o santo e o profano, entre o puro e o impuro, 11 e ensinar aos israelitas todos os decretos que o SENHOR lhes deu por meio de Moisés".Alguns pontos - Conclusão:
- Sacerdotes deveriam saber distinguir entre o bem e o mal (Mt 7:6);
- Os líderes devem estar aptos a ensinar (Js 1:8);
- O texto de 1Co 6:14-17 é para todos cristãos, mas nós como futuros líderes da igreja do Senhor devemos ser exemplos constantes e vivenciar a experiência de sabedoria em não misturar nada que não seja simplesmente santo. Devemos nos lembrar também que como líderes, passaremos por uma cobrança maior.
- O líder é uma pessoa consagrada ao Senhor e é a partir dela que muitos virão a conhecer mais sobre Deus. Testemunhar com mediocridade é fazer de nosso Deus (com “D”) um deus qualquer (com “d”).
Nenhum comentário:
Postar um comentário