segunda-feira, novembro 30, 2009

Deus de Promessas (Toque no Altar) - És Deus de Perto e TAMBÉM Deus de Longe

A canção "Deus de Promessas," por Toque no Altar, é sem dúvida uma das canções mais tocadas no meio evangélico. Gosto de sua melodia e grande parte de sua letra. Abaixo, uma breve análise.

Sei que os Teus olhos
Sempre atentos permanecem em mim
Os olhos de Deus estão sobre os caminhos do homem e veem todos os seus passos (Jó 34.21 ARA). De fato, não há nada que fuja do conhecimento de Deus (cf. Hb 4.13).

E os Teus ouvidos
Estão sensíveis para ouvir meu clamor
O salmista diz que Deus atentou para o sofrimento deles quando ouviu o seu clamor (Sl 106.44 NVI). Veja também Sl 5.3; 9.12; 17.1; 61.1; 88.2.


Posso até chorar...
Mas a alegria vem de manhã
Como vários trechos da canção, parece-me que o autor retirou seus versos de passagens bíblicas. Isso muito me agrada. E a você? O salmo 30, davídico, diz: Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã.

És Deus de perto e não de longe
Eis que surge o momento da canção que eu não gosto. Por que o autor da canção não poderia continuar com a lógica de utilizar as passagens bíblicas como elas de fato são? Você acredita que o Deus cristão, o único verdadeiro, dito onipresente e soberano, não seja um Deus de longe? Sim, eu sei que o autor poderia esta se referindo a pessoalidade de Deus. Pode ser... Mas especulo  (posso estar enganado) que não foi o caso. Veja o que o profeta Jeremias escreveu em Jr 23.23: Acaso, sou Deus apenas de perto, diz o SENHOR, e não também de longe? (ARA). Em outra versão: "Sou eu apenas um Deus de perto", pergunta o SENHOR, "e não também um Deus de longe?" (NVI). De qualquer forma, por que a canção não poderia ficar assim? "És Deus de perto, também de longe." Cante com a melodia e verá que cabe perfeitamente!


Nunca mudastes, Tu és fiel
Deus é imutável (Ml 3.6; Hb 13.8) e fiel (Ex 34.6; Nm 14.18Dt 7.9; 32.4; Ne 1.5; 9.32; Sl 33.4; 59.10; 144.2; Is 49.7; 1Co 1.9; 10.13; 1Ts 5.24; 2Ts 3.3; 2Tm 2.13; Hb 3.6; 10.23; 1Jo 1.9 - lista não exaustiva).

Deus de aliança, Deus de promessas
Há muito para ser dito sobre aliança e promessas. Espero que o leitor entenda somente uma coisa: as alianças que Deus fez com Israel são para Israel. As promessas que Deus fez para Israel são para Israel. NÓS NÃO SOMOS ISRAEL, SOMOS A IGREJA!

Deus que não é homem pra mentir
Nm 23.19a diz: Deus não é homem para que minta (NVI).

Tudo pode passar, tudo pode mudar
Mas Tua palavra vai se cumprir
Sem dúvida tudo se cumprirá no devido tempo: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra (Mt 5.17 NVI).

Posso enfrentar o que for
Eu sei quem luta por mim
Espero que ninguém enfrente um leão simplesmente porque Sansão assim o fez. Espero que o adorador entenda que Deus está na frente das legítimas batalhas.

Seus planos não podem ser frustados
Corretíssimo!!! Deus não pode ter Seus planos frustrados. Ele é soberano e tudo sabe (Lc 21.18). Aleluia!

Minha esperança está
Nas mãos do grande Eu sou
Que a esperança de todo cristão, de todo ser que respira, possa estar nas mãos de Yahweh.

Meus olhos vão ver o impossível
Acontecer... 
Eu também não sei o que o autor da canção quis dizer com isso. De qualquer forma me lembrei de Êx 34, quando Moisés sobe ao monte Sinai com tábuas semelhantes à primeira (que ele havia quebrado por estar indignado com o povo - Êx 32). Deus, naquele momento da história, ao fazer um pacto com Moisés e Israel, diz que eles veriam coisa maravilhosas, surpreendentes. Eu já vi muitas coisas incríveis acontecerem. Uma das maiores foi a minha salvação!

Espero que estes comentários possam fazer o adorador refletir mais sobre as palavras desta gostosa canção.

Veja o artigo que já havia escrito sobre esta canção.

2 comentários:

  1. Gostei dos seus comentários. só gostaria de deixar uma observação. Ao se referir às promessas de Deus, vc diz que o leitor precisa estar ciente de que algumas promessas são para Israel apenas, e que a igreja não pode ser confundida com israel, pois são distintas. essa é uma posição defendida pelos dispensacionalistas, mas há outras posições, que também encontram apoio nas Escrituras. muitos pais da igreja e teologos atuais defendem a ideia de que a igreja é o israel de Deus, o povo de Deus, a herdeira das promessas feitas a israel. a meu ver, não se pode defender uma posição e afirmar que é a única correta ou a única que possui fundamento bíblico, já que há outras que também encontram respaldo nas Escrituras.

    ResponderExcluir
  2. Olá Z! :)
    Gostei MUITO, dos cometários, e de todos os textos, que são referências para a música.
    Fui atraida pelo post, a começar, do título! rs
    Sempre que ouço essa música, ou quando ela está tocando na igreja, eu canto... " És Deus de perto, também de longe", pois como você, também gosto da música, mas para mim esta parte é um tanto equivocada!


    Bom, parabéns pelo blog, é muito inteligente! Estou acompanhando. Fique com Deus, você e sua família.

    Mércia Caldeira, IBNJ :)

    ResponderExcluir