quarta-feira, novembro 25, 2009

O Cristão Deve Obedecer à Lei? (Lei X Graça)

Baseado no capítulo "The Relationship of the Christian to the Law and Grace", do livro There Really is a Difference, de Renald E. Showers.

A Questão

Deve o homem obedecer às leis mosaicas? Alguns cristão declaram que os salvos devem obediência aos aspectos morais da Lei, mas não precisam se preocupar em obedecer os aspectos civis e cerimoniais. É necessário entender que o aspecto moral da Lei apresenta o caráter de Deus, que é eterno, imutável. Se uma pessoa não estiver debaixo da vontade moral de Deus, ele não está de acordo com Seu caráter.

Por outro lado, alguns cristão dizem que os salvos não estão sujeitos a nenhum aspecto da Lei mosaica, mesmo seu aspecto moral. Para melhor compreensão da visão deste grupo, é necessário saber que apesar da Lei mosaica ter, de fato, três facetas [civil, cerimonial e moral], ela funcionava como uma unidade indivisível. Dessa forma, se submeter a um aspecto da Lei, obrigava o crente no poder de Deus a estar debaixo de toda ela. Em outras palavras, sujeitar-se ao aspecto moral, colocava o homem sujeito aos aspectos cerimoniais e civil também.

Como dito, a vontade moral presente na Lei demonstra o caráter de Deus, que é imutável. Todavia, o que foi apresentado na Lei através de Moisés, foi uma forma de Deus administrar sua vontade absoluta a um grupo específico, a nação de Israel. Até Cristo, a Lei mosaica trazia orientação às pessoas sujeitas a aliança. Para estar submisso à vontade (absoluta) de Deus, não é necessário obedecer às leis dadas por Moisés.

A moralidade de Deus é a mesma desde sempre, antes de existir qualquer coisa. A Lei conforme a conhecemos na Bíblia não fazia parte da vida de vários homens, pois a vontade de Deus não havia sido registrada em letras. Ainda assim, Abel foi reconhecido como justo (Hb 11.4); Enoque tinha agradado a Deus (v.5); Noé tornou-se herdeiro da justiça (v.7); Abraão obedeceu quando chamado (v.11). Deve ser claramente notado que homens viveram a vontade de Deus mesmo antes da Lei, apesar de uma forma  administrativamente diferente. Perceba que é possível para uma pessoa viver livre do aspecto moral da Lei mosaica sem estar fora da vontade de Deus (da Lei).

Assim, também, Deus decidiu administrar Sua moral absoluta e eterna de forma diferente depois da cruz. Uma forma superior, chamada graça! Atente-se: "liberdade do aspecto moral da Lei mosaica não envolve liberdade da moral absoluta de Deus, envolve liberdade de uma forma de Deus administrar Sua moral" (-- R. Showers).


A Indivisibilidade da Lei Mosaica

Veja as passagens e os breves comentários abaixo:
  • Gálatas 3:10 - Já os que se apóiam na prática da Lei estão debaixo de maldição, pois está escrito: "Maldito todo aquele que não persiste em praticar todas as coisas escritas no livro da Lei." Querer manter parte da Lei obriga o homem a mantê-la totalmente.
  • Gálatas 5:3 - De novo declaro a todo homem que se deixa circuncidar, que está obrigado a cumprir toda a Lei. Circuncisão fazia parte do aspecto cerimonial da Lei. Escolher uma parte da Lei, obriga o homem a mantê-la toda.
  • Tiago2.10 - Pois quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente. O autor não se refere somente a um aspecto da Lei. Qualquer ponto dela que fosse quebrado, tornava o homem culpado.

    Evidências de que os Cristãos Não Estão Sujeitos à Lei Mosaica

    • Romanos 7.4 - Assim, meus irmãos, vocês também morreram para a Lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerem a outro, àquele que ressuscitou dos mortos, a fim de que venhamos a dar fruto para Deus. O homem está livre da Lei.
    • Romanos 7.6 - Mas agora fomos libertos da lei, havendo morrido para aquilo em que estávamos retidos, para servirmos em novidade de espírito, e não na velhice da letra. "A palavra libertos significa: retirado da esfera de operação" (R. Showers). O cristão foi liberto da esfera de operação da Lei.
    • Gálatas 2.19 - Pois, por meio da Lei eu morri para a Lei, a fim de viver para Deus. O cristão deve viver separado da Lei mosaica.
    •  Gálatas 3.19 - Qual era então o propósito da Lei? Foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse o Descendente a quem se referia a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador. A Lei foi criada para um certo tempo e propósito. A continuação da passagem demonstra o ensino de Paulo de que a Lei tinha um objetivo pedagógico (vv.20-25).
    • Gálatas 5.18 - Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da Lei. Os que são controlados pelo Espírito Santo não estão debaixo da Lei. Em Rm 8.14, Paulo diz que os filhos de Deus são guiados pelo Espírito de Deus.
    • Gálatas 5.22 - Mas o fruto do Espírito é... Uma lista de obras produzidas pelo Espírito Santo, que não são provenientes da obediência à Lei mosaica.
    • Efésios 2.13-16 - Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo. Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade, anulando em seu corpo a Lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo dele era criar em si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliar com Deus os dois em um corpo, por meio da cruz, pela qual ele destruiu a inimizade. Anulando (v.15) no texto significa, tornar indolente, desempregado, inativo (Strong's). Depois da morte de Jesus, Deus inaugurou uma nova forma de administrar Sua imutável vontade.
    • Hebreus 7.12 - Certo é que, quando há mudança de sacerdócio, é necessário que haja mudança de lei. Segundo F.F. Bruce, a palavra mudança significa anulação. Quando Jesus anulou o sacerdócio de Arão pelo de Melquisedeque, a Lei mosaica, que fundamentava o sacerdócio de Arão foi anulado.
    Breves e Certas Conclusões
    1. A Lei mosaica é uma unidade indivisível, apesar de possui aspectos diferentes.
    2. O cristão não está sujeito à Lei mosaica.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário