quarta-feira, janeiro 21, 2009

A Saída de Um Relacionamento Manipulador (4-4)

Passos para sair de um relacionamento manipulador (mas sem abandonar seu relacionamento com o manipulador).
No fundo, é uma questão de crenças. É uma questão de como pensamos sobre o relacionamento.

A- Crença incorreta: "Preciso da aprovação dos outros para me sentir bem comigo mesmo."
  • A raiz de ser manipulado: crenças erradas x crenças corretas.
  • Jeremias 17.5-7; Assim diz O Senhor: "Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta de O Senhor. Ele será como um arbusto no deserto; não verá quando vier algum bem. Habitará nos lugares áridos do deserto, numa terra salgada onde não vive ninguém. "Mas bendito é o homem cuja confiança está no O Senhor, cuja confiança nele está."
Crença correta:
  • Em vez de viver buscando aprovação dos outros, preciso compreender que 1) Deus não somente pode mas vai satisfazer minhas necessidades emocionais; 2) Ele me aceita totalmente e 3) Ele me ama incondicionalmente.
  • Provérbios 29.25; Quem teme o homem cai em armadilhas, mas quem confia emYAHVEH está seguro.
  • Isaías 58.11; O Senhor o guiará constantemente; satisfará os seus desejos numa terra ressequida pelo sol e fortalecerá os seus ossos. Você será como um jardim bem regado, como uma fonte cujas águas nunca faltam.
Duas fontes bíblicas para nos guiar:
  • Versículo chave (até para memorizar): Gálatas 1.10; Pois agora favoreço os homens ou Deus? Ou procuro agradar a homens? Se eu ainda agradasse a homens, não seria servo de Cristo.
  • Exemplo bíblico para ler e reler: Sansão e Dalila (Juízes 16).
B- O Senhor promete suprir nossas três necessidades legítimas:
Amor, Jeremias 31.3; YAHVEH lhe apareceu no passado, dizendo: "Eu a amei com amor eterno; com amor leal a atrai.

Significado (importância), Jeremias 29.11; Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz YAHVEH, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.

Segurança, Deuteronômio 31.8; O próprio YAHVEH irá à sua frente e estará com você; ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não desanime!

C- Procure respostas bíblicas para questões comuns:
Uma esposa continua submissa se tomar uma posição contra as manipulações do seu marido? Romanos 14.23; Mas aquele que tem dúvida é condenado se comer, porque não come com fé; e tudo que não provém de fé é pecado.
Sei porque sou manipulado. Por que, então, continuo me deixando ser manipulado? Salmo 34.4. Busquei YAHVEH, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.

Como posso saber quando estou sendo manipulado? Gálatas 1.10; Pois agora favoreço os homens ou Deus? Ou procuro agradar a homens? Se eu ainda agradasse a homens, não seria servo de Cristo.


D- Dez estratégias maiores para acabar com a manipulação:
1. Tudo começa quando tomamos a decisão para não continuar dependente no manipulador.
Gálatas 5.1; Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.

Romanos 6.12-14; Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos. Não ofereçam os membros dos seus corpos ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros dos seus corpos a ele, como instrumentos de justiça. Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da Lei, mas debaixo da graça.

Lucas 6.35; Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus.

2. Conte com a exasperação e irritação do manipulador.
Salmo 31.3-4; Sim, tu és a minha rocha e a minha fortaleza; por amor do Teu nome, conduze-me e guia-me. Tira-me da armadilha que me prepararam, pois tu és o meu refúgio.

Jeremias 1.17-19; "E você, prepare-se! Vá dizer-lhes tudo o que eu ordenar. Não fique aterrorizado por causa deles, senão eu o aterrorizarei diante deles. E hoje eu faço de você uma cidade fortificada, uma coluna de ferro e um muro de bronze, contra toda a terra: contra os reis de Judá, seus oficiais, seus sacerdotes e o povo da terra. Eles lutarão contra você, mas não o vencerão, pois eu estou com você e o protegerei", diz YAHVEH.

Neemias 2.9-10; Com isso fui aos governadores do Trans-Eufrates e lhes entreguei as cartas do rei. Acompanhou-me uma escolta de oficiais do exército e de cavaleiros que o rei enviou comigo. Sambalate, o horonita, e Tobias, o oficial amonita, ficaram muito irritados quando viram que havia gente interessada no bem dos israelitas.

3. Prepare-se pela dor.
Neemias 2.19-20; Quando, porém, Sambalate, o horonita, Tobias, o oficial amonita, e Gesém, o árabe, souberam disso, zombaram de nós, desprezaram-nos e perguntaram: "O que vocês estão fazendo? Estão se rebelando contra o rei?" Eu lhes respondi: O Deus dos céus fará que sejamos bem-sucedidos. Nós, os seus servos, começaremos a reconstrução, mas, no que lhes diz respeito, vocês não têm parte nem direito legal sobre Jerusalém, e em sua história não há nada de memorável que favoreça vocês!

Neemias 4.7-15; Quando, porém, Sambalate, Tobias, os árabes, os amonitas e os homens de Asdode souberam que os reparos nos muros de Jerusalém tinham avançado e que as brechas estavam sendo fechadas, ficaram furiosos. odos juntos planejaram atacar Jerusalém e causar confusão. Mas nós oramos ao nosso Deus e colocamos guardas de dia e de noite para proteger-nos deles. Enquanto isso, o povo de Judá começou a dizer: "Os trabalhadores já não têm mais forças e ainda há muito entulho. Por nós mesmos não conseguiremos reconstruir o muro". E os nossos inimigos diziam: "Antes que descubram qualquer coisa ou nos vejam, estaremos bem ali no meio deles; vamos matá-los e acabar com o trabalho deles". Os judeus que moravam perto deles dez vezes nos preveniram: "Para onde quer que vocês se virarem, saibam que seremos atacados de todos os lados". Por isso posicionei alguns do povo atrás dos pontos mais baixos do muro, nos lugares abertos, divididos por famílias, armados de espadas, lanças e arcos. Fiz uma rápida inspeção e imediatamente disse aos nobres, aos oficiais e ao restante do povo: Não tenham medo deles. Lembrem-se de que o Senhor é grande e temível, e lutem por seus irmãos, por seus filhos e por suas filhas, por suas mulheres e por suas casas. Quando os nossos inimigos descobriram que sabíamos de tudo e que Deus tinha frustrado a sua trama, todos nós voltamos para o muro, cada um para o seu trabalho.

Hebreus 12.7; Suportem as dificuldades como disciplina; Deus os trata como filhos. Pois, qual o filho que não é disciplinado por seu pai?
1Pedro 4.1; Portanto, uma vez que Cristo sofreu corporalmente, armem-se também do mesmo pensamento, pois aquele que sofreu em seu corpo rompeu com o pecado

4. Examine as expectativas do manipulador.
Ou peça ao manipulador para escrever ou escreva as expectativas e táticas dele e depois, peça um amigo de confiança para ajudar você considerar as expectativas e flagrar manipulações.

Provérbios 22:3; O prudente percebe o perigo e busca refúgio; o inexperiente segue adiante e sofre as conseqüências.

5. Notifique o manipulador da necessidade de mudança no relacionamento.
Hebreus 12.1; Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos está proposta.

Neemias 2.9-10; Com isso fui aos governadores do Trans-Eufrates e lhes entreguei as cartas do rei. Acompanhou-me uma escolta de oficiais do exército e de cavaleiros que o rei enviou comigo. 10 Sambalate, o horonita, e Tobias, o oficial amonita, ficaram muito irritados quando viram que havia gente interessada no bem dos israelitas.

6. Não se defende, nem pede desculpas.

O manipulador pode acusá-lo de não ser amoroso ou levantar outra acusação. Fique quieto em vez de envolver-se numa guerra de palavras. Pode responder, "Lamento que você se sente dessa maneira. Essa não foi minha intenção. Não estou rejeitando você, mas precisamos mudar para ter um relacionamento mais saudável."

Eclesiastes 3:1-8; Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu:... tempo de abraçar e tempo de se conter, tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de jogar fora, tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar, tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz.

1Coríntios 4.3; Pouco me importa ser julgado por vocês ou por qualquer tribunal humano; de fato, nem eu julgo a mim mesmo. Embora em nada minha consciência me acuse, nem por isso justifico a mim mesmo; o Senhor é quem me julga.

1Pedro 2.21-23; Para isto vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu em lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos. "Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca." Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça.

1Pedro 3.8-12; Quanto ao mais, tenham todos os mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes. Não retribuam mal com mal nem insulto com insulto, pelo contrário, bendigam; pois para isto vocês foram chamados, para herdarem uma bênção. Pois, "quem quiser amar a vida e ver dias felizes, guarde a sua língua do mal e os seus lábios de palavras enganosas. Afaste-se do mal e faça o bem; busque e siga a paz. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos à sua oração, mas a face do Senhor está contra os que praticam o mal."


7. Pode esperar que o manipulador vai responder com novas estratégias para manter seu controle.
Provérbios 14.24; A riqueza dos sábios é a sua coroa, mas a insensatez dos tolos produz apenas insensatez.

Provérbios 22:3; O prudente percebe o perigo e busca refúgio; o inexperiente segue adiante e sofre as consequências.

Neemias 6.1-9; Quando Sambalate, Tobias, Gesém, o árabe, e o restante de nossos inimigos souberam que eu havia reconstruído o muro e que não havia ficado nenhuma brecha, embora até então eu ainda não tivesse colocado as portas nos seus lugares, Sambalate e Gesém mandaram-me a seguinte mensagem: "Venha, vamos nos encontrar num dos povoados da planície de Ono". Eles, contudo, estavam tramando fazer-me mal; por isso enviei-lhes mensageiros com esta resposta: "Estou executando um grande projeto e não posso descer. Por que parar a obra para ir encontrar-me com vocês?" Eles me mandaram quatro vezes a mesma mensagem, e todas as vezes lhes dei a mesma resposta. então, na quinta vez, Sambalate mandou-me um dos seus homens de confiança com a mesma mensagem; ele tinha na mão uma carta aberta em que estava escrito: "Dizem entre as nações, e Gesém diz que é verdade, que você e os judeus estão tramando uma revolta e que, por isso, estão reconstruindo o muro. Além disso, conforme dizem, você está na iminência de se tornar o rei deles, e até nomeou profetas para fazerem em Jerusalém a seguinte proclamação a seu respeito: 'Há um rei em Judá!' Ora, essa informação será levada ao rei; por isso, vamos conversar". Eu lhe mandei esta resposta: Nada disso que você diz está acontecendo; é pura invenção sua. Estavam todos tentando intimidar-nos, pensando: "Eles serão enfraquecidos e não concluirão a obra". Eu, porém, orei pedindo: Fortalece agora as minhas mãos!


8. Anule sua necessidade emocional de cumprir todas as necessidades do manipulador.
Deus não pretende que ninguém seja capaz de cumprir todas as necessidades do outro. Se fosse, o outro não precisaria de Deus.

Gênesis 30.1-2; Quando Raquel viu que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã. Por isso disse a Jacó: "Dê-me filhos ou morrerei!"Jacó ficou irritado e disse: "Por acaso estou no lugar de Deus, que a impediu de ter filhos?"

Salmo 37.4-5; Deleite-se no YAHVEH, e ele atenderá aos desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao YAHVEH; confie nele, e ele agirá.

9. Renove seus pensamentos memorizando a Palavra de Deus.
Romanos 12.1-2; Portanto, irmãos, os exorto pelas misericórdias de Deus, que ofereçam seus corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, o culto racional de vocês. Não se conformem a esta era, mas transformem-se pela renovação de sua mente, para que confirmem qual é a vontade de Deus: boa, agradável e perfeita.

10. Coloque o Senhor no seu devido lugar, procurando agradá-lo antes de todos.
Jesus não acreditou em "paz ao qualquer custo."

Mateus 10.34-39; "Não pensem que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Pois vim para fazer que ó homem fique contra seu pai, a filha contra sua mãe, a nora contra sua sogra; os inimigos do homem serão os da sua própria casa.' "Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará.

O estudo sobre manipualação foi dado pelo casal Ellis (Mark e Diane) e foi publicado neste BLOG com a autorização de Diane.

Um comentário:

  1. Bom estudo, mas faltou talvez um alerta.Precisamos tomar cuidado para não adotarmos uma atitude controladora. Muitas vezes, dizemos às pessoas que Deus as ama do jeito que são, mas nós queremos que elas mudem para que possamos amá-las. Somos mais exigentes que Deus, pois dizemos"Eu te amo, mas se vc for do jeito que eu quero". Precisamos aprender a sair de um rerelacionamento manipulador, não apenas não se deixando manipular, como não adotando uma postura manipuladora.

    ResponderExcluir