terça-feira, janeiro 27, 2009

Dados Estatísticos do Divórcio

Estou quase terminando um excelente livro. Recomendo a todos: Ministério com Famílias no Século 21, Dennis Rainey, Editora Vida.


No capítulo 21, o autor fala especificamente sobre divórcio. Veja alguns dados estatísticos:

1. O presidente do Instituto Nacional de Pesquisa sobre Saúde disse o seguinte: "estar divorciado e não ser fumante é apenas um pouco menos perigoso do que fumar um maço de cigarro por dia e permanecer casado. Todos os tipos de câncer terminal atingem pessoas divorciadas de ambos os sexos, brancos ou não, com maior frequência do que as pessoas casadas."

2. O risco de suicídio é 290% mais alto entre as pessoas divorciadas do que entre as casadas;

3. A porcentagem de pessoas que sofrem de qualquer tipo de distúrbio psiquiátrico em função de seu estado civil é a seguinte:
  • Casado, que nunca se divorciou ou se separou: 24%
  • Solteiro, que nunca moreou por mais de um ano com outra pessoa: 33%
  • Divorciado ou separado: 44%
  • Não casado que coabita com outra pessoa: 52%

4. Mais da metade das crianças nascidas em 1994 passaram alguma parte de sua infância com pais solteiros.

5. Os meninos criados distantes do contato de uma família nuclear têm duas vezes mais possibilidade de acabar na prisão que outros meninos, independente da condição sócio-econômica da criança.

6. A probabilidade de uma filha sofrer abuso sexual de seu padrasto é pelo menos sete vezes maior que as chances de sofrer abuso por parte de seu pai biológico.

Todos estas estatísticas não são brasileiras, mas americanas. Ainda assim acho que nos ajuda a ter um retrato sobre a consequência danosa que o divórcio provoca.

Infelizmente, tratado hoje como algo natural entre cônjuges que por alguma razão não deram certo, o divórcio nunca fez parte do ideal divino à sua suprema criação, o humano.

Eu odeio o divórcio, diz Javé.
(Ml 2.16)

Nenhum comentário:

Postar um comentário