segunda-feira, julho 30, 2007

Corpo Vivo

Esboço da mensagem pregada pelo Pr. Oswaldo Carreiro no dia 08/07/2007. Todas as passagens aqui utilizadas são da Nova Versão Internacional.

O QUE É A IGREJA
A- Sua constituição
Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Respondeu Jesus: "Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus. E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la (Mt16.16-18).

B- A Unidade da Igreja
Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos (Ef 4.4-6).

RELACIONAMENTO NA IGREJA
A- Atitudes Negativas
Divisão (1Co 3.3-4);
Litígios (1Co 6.7);
Menosprezo (1Co 12.16,21).

B- O amor
Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz (Ef 4.3);

O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo (Ef. 4.14-15).

A DIVERSIDADE DA IGREJA
A- Dons
Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria (Rm 12.6-8).

B- Funções
E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado (Ef 4.11-12).

C- Opiniões e Cultura
Basta vivenciar o coletivo e notará que há muita diferença entre cada indivíduo, mesmo quando dentro de uma mesma estrutura social.

CONCLUSÃO
A- Um Corpo Vivo
Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito (1Co 12.13);

Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função (Ef 4.16).

B- Comunidade em Serviço
Agora, porém, estou de partida para Jerusalém, a serviço dos santos (Rm 15.25).

C- Ameaças à Vida do Corpo
Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia (Hb 10.25).

Nenhum comentário:

Postar um comentário