segunda-feira, julho 30, 2007

Corpo Vivo

Esboço da mensagem pregada pelo Pr. Oswaldo Carreiro no dia 08/07/2007. Todas as passagens aqui utilizadas são da Nova Versão Internacional.

O QUE É A IGREJA
A- Sua constituição
Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Respondeu Jesus: "Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus. E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la (Mt16.16-18).

B- A Unidade da Igreja
Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos (Ef 4.4-6).

RELACIONAMENTO NA IGREJA
A- Atitudes Negativas
Divisão (1Co 3.3-4);
Litígios (1Co 6.7);
Menosprezo (1Co 12.16,21).

B- O amor
Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz (Ef 4.3);

O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo (Ef. 4.14-15).

A DIVERSIDADE DA IGREJA
A- Dons
Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria (Rm 12.6-8).

B- Funções
E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado (Ef 4.11-12).

C- Opiniões e Cultura
Basta vivenciar o coletivo e notará que há muita diferença entre cada indivíduo, mesmo quando dentro de uma mesma estrutura social.

CONCLUSÃO
A- Um Corpo Vivo
Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito (1Co 12.13);

Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função (Ef 4.16).

B- Comunidade em Serviço
Agora, porém, estou de partida para Jerusalém, a serviço dos santos (Rm 15.25).

C- Ameaças à Vida do Corpo
Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia (Hb 10.25).

sábado, julho 21, 2007

Por Favor, Não Se Identifique (Ainda)!

É indubitável que todos nós somos pecadores (Rm 5.12). O único homem que pisou neste planeta e não pecou foi Jesus (Hb 4.15). Não devemos deixar de viver porque somos potências malígnas, ou seja, pessoas com magnífico potencial de "pisar na bola", fazer o que Satanás deseja.

Depois dessa breve e talvez desconexa introdução, eu digo: "por favor, não se identifique (ainda)!" Leia "ainda" como parte de meu pensamento... Não se identifique com o quê?

Há séculos o cristão é representado por alguns diferentes símbolos. A cruz é a mais conhecida de todas. Entretanto, o peixe (Ichthys - peixe em grego) tem feito parte da vida de todos aqueles que dirigem seus carros e caminhões e pilotam suas motos. Dificilmente alguém que deixa sua garagem ou estacionamento não percebe que na traseira de um carro há um símbolo em forma de peixe. O peixe tem sido o adorno de vários porta-malas. É muito raro eu sair de carro e não ver o símbolo colado ao lado da placa ou abaixo do nome do veículo. Vejo-os sempre... Em carros que ultrapassam sinais vermelhos, ultrapassam a faixa contínua, em alta velocidade, trafegam pelo acostamento, não usam a seta...

Eu também cometo erros (leia-se pecados) ao dirigir, mas evito-os ao máximo com a consciência de que se a lei do homem não conflita com a Lei de Deus, eu não devo desobedecê-la. Mais do que isso, estar consciente dos propósitos dessas leis: evitar o caos e poupar a vida.

Paulo nos ensina:
Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos. Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá. Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal. Portanto, é necessário que sejamos submissos às autoridades, não apenas por causa da possibilidade de uma punição, mas também por questão de consciência. É por isso também que vocês pagam imposto, pois as autoridades estão a serviço de Deus, sempre dedicadas a esse trabalho (Rm 13.1-6).

Antes que você se justifique dizendo que somente passa no sinal vermelho depois das 19hs porque então, os radares estão desligados, deixe-me perguntar: você sabe o que a lei de fato diz sobre isso? Você acha que porque os radares estão desligados às 19hs você pode ultrapassar o sinal vermelho (esse é o erro mais comum que eu conheço)?

A pena capital é real na lei veterotestamentária. Você já percebeu que tais leis, se desobedecidas, colocam em risco a vida de alguém ou de toda comunidade? A integridade da vida depende da nossa obediência à lei de Deus que nos exorta a sermos submissos à autoridade daqueles que Ele mesmo designou para tal.

Você é alguém que tem muitos problemas ao dirigir? Não se identifique como parte da "comunidade do peixe" ainda. Adorar e testemunhar de Deus não é somente expressar seu amor por Ele em palavras (Cl 3.17), mas através da obediência (1Jo 5.3) e isso inclui a forma como você conduz sua moto, carro, caminhonete, caminhão, etc.

Como eu disse, dificilmente ficaremos sem pecar, mas é nosso dever buscarmos a santidade que Ele almeja a nós. Se em seu carro você possui o Ichthys, lembre-se que dezenas ou centenas de outros condutores terão a oportunidade de vê-lo dirigir da forma que expressa seu amor por Deus (obediência).

Tenha certeza que o símbolo colado na traseira (ou vidros) de seu carro reflita o caráter de Deus em sua vida.

quinta-feira, julho 19, 2007

O Caminho Para Ser Grande

Mensagem pregada pelo Pr. Wagner Fonseca.

Qual é seu desejo?
Quem quer a bacia e a toalha? Quem de fato almeja servir ao invés de ser servido?

Desejo por status
Nisso Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se dele e disseram: "Mestre, queremos que nos faças o que vamos te pedir". "O que vocês querem que eu lhes faça?", perguntou ele. Eles responderam: "Permite que, na tua glória, nos assentemos um à tua direita e o outro à tua esquerda" (Mc 10.35-37).
Veja também Mt 20.21-24

A alma humana é sedenta por ser engrandecida e exaltada

Manifestações do auto-engrandecimento
- Falta de gratidão;
- Ver-se melhor que os outros;
- Ter uma visão exagerada de si mesmo;
- Não se deixa ensinar;
- Sem espírito de servo.

1- O caminho da grandeza
a- O paradigma da sociedade
...quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo (Mc 10.43).
O triângulo como ilustração: anseiamos por estar no topo

b- A quebra de paradigma

Estejamos nós no topo, sirvamos a todos!

2- O que envolve ser servo e escravo?
a- Propósito
Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos (Mc 10.45).

b- Glória
Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e sua graça para comigo não foi inútil; antes, trabalhei mais do que todos eles; contudo, não eu, mas a graça de Deus comigo (1Co 15.10).

c- Vontade

Conclusão
a- Até o Filho do Homem
Eis o meu servo, a quem sustento, o meu escolhido, em quem tenho prazer. Porei nele o meu Espírito, e ele trará justiça às nações. Não gritará nem clamará, nem erguerá a voz nas ruas. Não quebrará o caniço rachado, e não apagará o pavio fumegante. Com fidelidade fará justiça; não mostrará fraqueza nem se deixará ferir, até que estabeleça a justiça na terra. Em sua lei as ilhas porão sua esperança."

b- Como aplicar isto?
Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo (Gl 6.2)

Sejam mutuamente hospitaleiros, sem reclamação. Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas (1Pe 4.9-10).

Para todas as passagens foi utilizada a Nova Versão Internacional.

Vivendo Para o Propósito de Deus

A mensagem com o título desse artigo foi sermão do Pr. Marcelo Berti. Dessa vez, ao invés de eu escrever parte do esboço aqui, colocarei as questões que foram relativas a este sermão.

1. Por que devemos pregar o Evangelho de Jesus?
Jo 14.6; Ap 20.14-16; At 4.12; Mc 16.15

2- Quem nos capacita a pregar o Evangelho?
At 1.8

3- O que é o evangelho de Jesus?
1Co 15.3-4

4- Que valor tem a sua integridade para a pregação do Evangelho?
1Pe 2.12

5- Por quais pessoas não cristãs orarei para que sejam alcançadas pelo meu falar?

6- Como posso criar um relacionamento com estas pessoas de modo que eu possa pregar o evangelho a elas?

As mensagens desta série podem ser adquiridas pela
internet através do site www.ibcu.org.br