quarta-feira, agosto 21, 2013

Por que as mulheres amam os cafajestes?

O título pode ser forte. No entanto, a verdade é que quando o coração começa a bater, muitas moças se envolvem rapidamente e a razão não encontra espaço. A mulher desprevenida cai na armadilha da paixão e encontra desculpas e racionalizações para se entregar a alguém que não teme ao Senhor. Gabrielle Pickle dá os retratos do insensato e do sábio de acordo com Provérbios, e incentiva a mulher cristã a guardar o seu coração para se guardar de um relacionamento doloroso. Um artigo para as adolescentes e jovens, e suas conselheiras.

Por que as mulheres amam os cafajestes?
Gabrielle Pickle

“Ela está doida?!”” — exclamei em total desespero diante daquilo que eu assistia na televisão. “”As mulheres podem agir de maneira tão absurda. No instante em que o nosso coração é seduzido, ligamos o interruptor da tolice!”

No enredo de um filme antigo de espionagem, que costumava passar na televisão, uma moça de sanidade questionável namorava um bandido. Naturalmente, ela recusava admitir que ele fosse de fato um bandido, pois ele não era totalmente mau e ela o amava. Quando as autoridades a confrontavam com provas das várias namoradas que ele tinha, ela negava o fato e dizia: “Não, ele me ama de verdade. Não há outra. Ele não pode deixar a esposa por causa dos filhos, mas ele me ama de verdade””. As autoridades ajudaram essa moça e sua família a escapar de perigos e ofereceram proteção. No entanto, ela não conseguia se afastar do homem que amava. Chegou a recusar a proteção policial, colocando sua família em perigo para se encontrar com o bandido. Quando os dois reataram o relacionamento, ele tentou matá-la porque ela era a única testemunha de um crime. As autoridades agiram, prenderam o bandido e salvaram a sua vida. Em lugar de agradecer, ela atacou um dos policiais, irada porque eles a separaram de seu namorado. Ela ignorou a infidelidade, as atividades criminosas e a tentativa de lhe tirar a vida. Tudo isso porque ela gostava do rapaz.

Por mais louca que aquela moça possa parecer, eu me identifico com ela. Não, eu nunca namorei um bandido, mas já ignorei comportamentos contrários à Bíblia, já racionalizei a ultrapassagem de sinais vermelhos nos relacionamentos e risquei itens da minha “lista” porque o rapaz que era objeto do meu apego emocional não tinha aquelas qualidades.

Como mulheres, quando o nosso coração é seduzido, a tendência é perdermos o senso de lógica. Mesmo que essa não seja a nossa experiência, no mínimo todas nós conhecemos mulheres que se envolvem com homens mentirosos e agressivos. Elas se apaixonam e dizem a si mesmas que eles têm potencial para mudar, que elas podem ajudá-los a mudar e, então, acreditam em suas mentiras porque estão ligadas emocionalmente a eles.

Por que isso acontece? Com o amor de uma mulher, vem uma confiança resoluta. Deus criou a mulher para ser a auxiliadora do homem, o que inclui apoiá-lo nas grandes lutas e confiar nele acima de tudo. Não há nada que capacite mais um homem do que a confiança e o apoio resolutos de sua esposa. Um conselheiro conjugal respeitado observou que “um homem normalmente não alcança um patamar de respeito acima daquele que sua esposa tem por ele”. O amor, a confiança e o apoio de uma mulher é algo bom, planejado por Deus para fortalecer o relacionamento conjugal. O problema é que as mulheres, com frequência, entregam-se emocionalmente a um homem antes que o casamento seja nem mesmo mencionado. Esta é uma das razões por que as Escrituras reforçam a importância de guardar o coração. “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.” (Pv 4.23).


  • Quem é o cafajeste? … … Provérbios o chama de insensato, tolo, louco
  • O insensato não teme a Deus - (Sl. 53.1)
  • O insensato é arrogante, ignora a instrução, o ensino e o conselho de pessoas piedosas - (Pv. 1.7)
  • O insensato é complacente com o pecado em sua vida (uma segurança falsa em si mesmo) - (Pv 1.32)
  • O insensato tem palavras que não são confiáveis (ele é dado a mentira, calúnia e mexerico) - (Pv 10.8, 10, 14, 18, 18:6-7)
  • O insensato não honra seus pais - (Pv 10.1, 15.5, 15.20, 17.21, 17.25)
  • O insensato tem prazer no pecado, diverte-se com ele – (Pv 10.23)
  • O insensato é impetuoso e irresponsável - (Pv 14.16)
  • O insensato é irritadiço e se envolve em contendas - (Pv 14.17, 20.3)
  • O insensato não aprende com seus erros - (Pv 17.10)
  • O insensato tem muitos pensamentos para expor, mas não estão fundados na sabedoria das Escrituras - (Pv 18.2)
  • O insensato confia em si mesmo – (Pv 28.26)


Recupere o seu coração
Se você leu a lista acima e percebeu que está namorando um homem insensato, está noiva, apaixonada ou interessada por ele, a Bíblia é muito clara. Se você não está casada com ele, você deve terminar o relacionamento. Ponto final. Se o rapaz ou homem não está seguindo a Cristo, ele não é uma boa influência em sua vida. Logo ele começará a fazer com que você abaixe o seu padrão de acordo com o dele, se é que ele já não o fez. “Não se deixem enganar: As más companhias corrompem os bons costumes (” 1Co. 15.33). Ele pode se dizer cristão ou até ser um líder de estudo bíblico ou parte da equipe de liderança de uma igreja − mas se o comportamento dele não honra a Deus, você não deve se unir a ele.

Por empatia, posso sentir o pânico que brota na sua garganta à medida que você lê esses versículos bíblicos. Sei que apenas o pensamento de terminar com o rapaz faz com que você passe mal. Sei que você não consegue imaginar como irá lidar com a falta dele ou como será o seu futuro sem ele. Mas ao pedir que você termine este relacionamento, Deus procura poupar você, filha querida dele, de muita dor de cabeça e de consequências negativas no futuro. Provérbios adverte: o companheiro de um insensato sofrerá dano. “Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau” (Pv 13.20). Obedeça agora e confie em Deus para curar o seu coração arrebentado.

>> Continue a leitura em Conexão Conselho Bíblico.

Nota do editor: fui incentivado a colocar este post. De fato, a pergunta é interessante e, segundo minha experiência e o compartilhar de algumas amigas, o título deste e-mail reflete uma triste realidade. Veja um post que ratifica a afirmação e tenta explicar de um paradigma horizontal: http://www.casalsemvergonha.com.br/2012/04/17/as-7-coisas-que-a-mulher-gosta-no-cafajeste/

Nenhum comentário:

Postar um comentário