quarta-feira, abril 03, 2013

A renovação da águia ou a inovação sobre a águia?

Por T. Zambelli

Não sei exatamente quanto tempo isso faz, mas sei onde eu estava e porque eu lá estava. Era um curso de andragogia, na IBCU, há mais ou menos 10 anos. Foi lá que eu vi pela primeira vez uma apresentação sobre a renovação da águia. Abaixo o vídeo, que é mais interessante que os slides.


Qual sua opinião sobre este vídeo?
( ) Excelente!
( ) Muito bom
( ) Regular
( ) Péssimo!
( ) Outro

Se eu lhe dissesse para justificar sua escolha acima, qual seria sua resposta? Tome alguns segundos para pensar, por favor.

Tenho perguntado isso a algumas pessoas e unanimemente tenho escutado que este é um excelente vídeo. Aliás, note quantas vezes este vídeo já foi visto. Tente somar com aqueles em outras línguas. O número é imenso!

Eu já soube de alguns que escutaram sermões com a apresentação acima, tendo como texto base o Salmo 103.1-5, que diz:

1 Bendiga ao Senhor a minha alma! Bendiga ao Senhor todo o meu ser!
 2 Bendiga ao Senhor a minha alma! Não esqueça de nenhuma de suas bênçãos!
 3 É ele que perdoa todos os seus pecados e cura todas as suas doenças,
 4 que resgata a sua vida da sepultura e o coroa de bondade e compaixão,
 5 que enche de bens a sua existência, de modo que a sua juventude se renova como a águia.
(Grifo meu - NVI)

Sobre esta apresentação, escreveu um amigo ornitólogo, doutor (UNICAMP): "A história é toda uma fraude, do início ao fim, lamento." Não há nenhuma troca de bico, tampouco de penas. Não existe nenhum período para renovação da águia. Este mesmo amigo estava presente na mesma aula de andragogia que eu estava. Ele alertou o descuidado professor.

De fato, fui incentivado a escrever este post depois que recebi esta apresentação da águia mais uma vez. (Não me pergunte quantas vezes eu já recebi esta história!) Respondi à pessoa que me enviou que os dados eram uma farsa. A pessoa respondeu: "mesmo que não seja verdade,  Deus usou esta apresentação para me lembrar do cuidado dEle por mim." Esta resposta me deixou tanto contente quanto triste. Contente porque algumas vezes acertamos a bola no cesto mesmo não sabendo a dinâmica eficaz do arremesso, ou mesmo a regra do jogo. É muito gostoso acertar um arremesso, especialmente os difíceis. Triste, porque era minha expectativa que o arremessador reconhecesse que seu certeiro arremesso foi na cesta errada, a que ele defendia. De fato, logo que eu recebi esta resposta, respondi: "Eu somente quis lhe dizer isso porque eu não queria que você divulgasse algo que não é verdade, mesmo que os princípios na história afetem a ti e a outros positivamente." Obviamente que nós podemos fazer isso usando a verdade!

Foto divulgada como se o fóssil fosse o gigante de Gn 6.4
Eu tenho muito cuidado ao repassar alguma notícia ou informação adiante. Sou usuário do Facebook e é frequente eu ver descuidados irmãos passando adiante imagens enganosas, como a do suposto fóssil do gigante de Gênesis 6.4. Já me enviaram uma foto que tinha a descrição de um massacre contra cristãos no oriente médio, sendo que, na verdade, a verdadeira história não tinha relaçãoa alguma com o fato daquelas pessoas serem ou não cristãs. Há poucas semanas eu recebi um email que dizia "Pr. Yousef Nadarkhani foi morto." No dia seguinte recebi outro email, de outra pessoa: "Pr. Yousef Nadarkhani está vivo, oremos por ele!"

Não é meu intuito neste post explicar o texto do Salmo 103.5, mas incentivar o leitor a buscar e divulgar a verdade. Deixe-me ir um pouco além e perguntar: e quando nossas fontes estão erradas? Veja que esta história da renovação da águia já foi contada, inclusive, por Agostinho (354 - 430):
By a natural device, therefore, in order in some measure to restore its youth, the eagle is said to dash and strike against a rock the upper lip of its beak, by the too great increase of which the opening for eating is closed: and by thus rubbing it against the rock, it breaketh off the weight of its old beak, which impeded its taking food. It cometh to its food, and everything is restored: it will be after its old age like a young eagle; the vigour of all its limbs returneth, the lustre of its plumage, the guidance of its wings, it flieth aloft as before, a sort of resurrection taketh place in it. For this is the object of the similitude... Fonte: Augustine of Hippo. (1888). Expositions on the Book of Psalms A. C. Coxe, Trans.). In P. Schaff (Ed.), A Select Library of the Nicene and Post-Nicene Fathers of the Christian Church, First Series, Volume VIII: Saint Augustin: Expositions on the Book of Psalms (P. Schaff, Ed.) (506). New York: Christian Literature Company.
Observe que a fonte de Agostinho não era correta: "(sobre) a águia é dito" [the eagle is said]. Quantos estudiosos bíblicos já devem ter lido esta comentário de Agostinho e repassado adiante como se a história da renovação da águia fosse verdadeira?

Enfim, não há homem ou mulher que não corre o risco de passar adiante informações equivocadas, seja qual for a área do conhecimento. Oro a Deus por sabedoria e discernimento. Oro a Deus para apresentar a verdade, com base na verdade, sempre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário