domingo, agosto 07, 2011

A maravilhosa graça do perdão

Por Oswaldo Carreiro
Escrito para o editorial do boletim dominical da IBCU

Poucos admitem que a raiz de muitos problemas da vida está na incapacidade de perdoar.

Perdoar, mais que uma simples atitude ou gesto, revela uma das principais virtudes do coração. Além disso, é uma das marcas da verdadeira espiritualidade e maturidade cristã.

Deus espera ver em nós uma pronta disposição para perdoar! Afinal, pecadores perdoados perdoam.

Qual foi a última ofensa que você recebeu? Em casa, no trânsito ou mesmo no seu ambiente de trabalho, somos constantemente expostos a oportunidades para praticarmos o perdão. Nossos dias, certamente, estão marcados por várias situações e manifestações em que a amargura e a falta de perdão minam, dificultam e até mesmo destroem relacionamentos, inclusive no meio da igreja de Cristo.

Deus, como nosso Supremo Perdoador, propõe um caminho totalmente melhor em que a força libertadora e curativa do perdão alcança tanto o que perdoa quanto o que concede o perdão.

Deus nãos nos deixou incapazes. Por mais difícil que seja perdoar, Ele nos capacitou, habilitou e deixou seu exemplo. Seus ensinamentos através da Sua Palavra nos dão tudo o que precisamos para que essa marca seja uma realidade na nossa vida. Sua Palavra nos exorta: “Sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.”- Ef 4.32.

Como cristãos, somos o povo mais perdoado do mundo. Não deveríamos ser também, o mais misericordioso? Será que suportaríamos viver sem o perdão de Deus? De forma alguma. Entretanto, quando escolhemos não perdoar os que nos ofendem, conforme alguém declarou, revelamos um tipo de esquizofrenia espiritual, além de sermos tremendamente ingratos para com Ele. Devemos levar a sério esta exortação de Cristo: “E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso pai celestial vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se não perdoardes, também vosso pai celestial não vos perdoará as vossas ofensas”. Mc 11.25,26.

Pecadores que foram perdoados admitem que o perdão não é uma opção e que devem ser misericordiosos e entregar todos os seus direitos ao supremo e justo Juiz.

Que Ele nos leve a manifestar um coração perdoador!

Fonte: IBCU

Nenhum comentário:

Postar um comentário