quarta-feira, março 04, 2009

Pesquisa 20 - Carnaval

Há algum tempo tenho tido o desejo de, um dia por semana, ficar em praça pública e fazer uma rápida pesquisa com pessoas que por ali passam e aceitam responder a um breve questionário. Meu intuito é apresentar a salvação existente somente em Jesus Cristo através dos tipos de perguntas e comentários que faço em função das respostas que eu ouço.

Esta semana foi a primeiro vez que eu o fiz. Havia basicamente três perguntas:
1. O que a época do Natal significa para você?
2. Há espaço para Deus nos dias de carnaval?
3. Houve espaço para Deus nos seus dias de carnaval? Como?

Responderam ao questionário 9 mulheres, e 11 homens, totalizando 20 pessoas. Esta é uma das razões deste questionário se chamar pesquisa 20. Este é o meu número alvo de pessoas.

Respostas
1. O que a época do Natal significa para você?
  • Nada
  • Descanso
  • Festa
  • Tédio
  • Tempo ruim
  • Alegria carnal
  • Bagunça
  • Quaresma
Essas foram algumas das respostas, sendo as duas primeiras com 5 votos cada.

2. Há espaço para Deus nos dias de carnaval?
50% dos pesquisados responderam que sim, e 50% responderam que não.

3. Houve espaço para Deus nos seus dias de carnaval? Como?
  • Sim, fui à igreja
  • Sim, orei a Deus
  • Sim, através de minha alegria
  • Sim, agradecendo a Deus
Comentários
Fiquei surpreso por não ter tido resposta de nenhum folião. O "feriado" do carnaval parecia um alívio por causa da oportunidade de descanso que as pessoas podiam ter. Deus tem e não tem espaço durante o tempo de carnaval, de acordo com as respostas que obtive. Aqueles que diziam que não, claramente pensavam na folia e festa que o feriado proporciona. Eles disseram, na maioria, que Deus não tem espaço para essas pessoas. Por outro lado, os que justificaram a resposta positiva, disseram que orando e indo à igreja eram meios de se buscar a Deus no meio do carnaval. Outra resposta foi que Deus é buscado individualmente e que cada pessoa tem seu modo de relação com ele. Será mesmo assim?

Ir à igreja se mostrou uma grande forma de se relacionar com Deus. Houve um entrevistado que ficou envergonhado de ser um católico praticante, mas que deixou de ir à igreja na quarta-feira de cinzas. Nenhum dos entrevistados negou a existência de Deus, mas alguns disseram que Deus se faz no coração de cada um, ou seja, cada um tem sua forma de relação com Ele, e assim, não há um certo ou errado. Outra coisa que ouvi muito foi que ser uma "boa pessoa" importa muito para Deus. Quem se lembra do trecho de Rm 3.12?

Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer (NVI).

Oportunidades
Tive a chance de conversar com o Sr. Osvaldo por cerca de 20 minutos. Ele gostava muito de falar e me pareceu ser uma pessoa bastante informada dos acontecimentos cotidianos. Ainda tenho o sentimento que me encontrarei com ele naquela praça futuramente. Oro por isso.

Uma moça me perguntou: "para que essa pesquisa?" Esta é uma pergunta que abre uma grande oportunidade para dizer sobre Jesus Cristo. Infelizmente a maioria dos entrevistados estão com pressa e não querem se prolongar nas respostas ou mesmo nas conversas que cercam o tema da pesquisa.

Espero ser sempre destemido ao apresentar o Reino de Deus para pessoas que o desconhecem. A "pesquisa 20" é uma forma criativa de abordar pessoas e informá-las da iminente condenação existente por causa do pecado de cada homem e mulher, focando na solução ou salvação desta condenação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário