segunda-feira, março 30, 2009

A Importância de Ser um Bom Exemplo aos Filhos

Por Cotton Mather

Seu exemplo pode fazer muito no sentido da salvação de seus filhos, suas obras irão trabalhar mais sobre seus filhos do que suas palavras; seus padrões farão mais do que seus preceitos; sua imitação mais do que seus conselhos.

O que foi dito aos Pastores, em Tito 2:2, pode com muita justeza ser dito aos pais: "Em todas as coisas mostra-te padrão de boas obras"; e em 1Timóteo 4:12:

"Sê o exemplo na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza".

Será impossível a você inspirar qualquer bem em seus filhos, se você mesmo está vazio do bem. Se um caranguejo velho anda para trás, não faz sentido que o jovem ande para frente: Senhores, os jovens seguirão os velhos. Você tem seus filhos principalmente em ordem com o temor e a fé em Deus?

Pense nessa passagem, em Atos 10:2: "Cornélio era um homem piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa". Pense nessa passagem, em Atos 18:8: "Crispo creu no Senhor, com toda a sua casa".

Parece que, a casa inteira, é algo como [os filhos] fazerem o que os pais fazem. Isto é o que Agostinho diz, num lamento comum: Nolumus esse meliores quam patres, não seremos melhores do que nossos pais: se os pais fizerem bolos à Rainha dos Céus, os filhos acenderão as fogueiras.

Justino, o Mártir, indaga em certo lugar por que o profeta Eliseu imprecou a vingança do céu sobre as crianças que zombavam dele, quando as crianças dificilmente se dariam conta do que estavam fazendo? E ele responde: Os filhos aprenderam sua linguagem perversa com seus pais, e agora Deus puniu a ambos de uma só vez.

Pais, não deixem que seus filhos vejam coisa alguma em vocês, exceto aquilo que é recomendável e digno de imitação. Tornem-se capazes de dizer à suas crianças: Meu filho, me siga, como você me vê seguir a Cristo.

Deixe a eles sua seriedade, e sua clemência, e seu zelo, e sua santificação do Dia do Senhor por ensino de como eles devem andar e agradar a Deus. "Dirija-os" bem; "Mostre" como se faz!

Fonte: Revista Fé para Hoje, Editora Fiel - recebido por e-mail de um amigo pastor.


Veja um excelente vídeo sobre a importância do exemplo dos pais (em inglês)


Veja este vídeo com legenda (clique).

Nenhum comentário:

Postar um comentário