sábado, março 21, 2009

Ester 2


Xerxes se lembrou do decreto que fez sugerido por Mecumã e pediu que procurasse as mais belas virgens em seu reino, para que depois de um ano de tratamento de beleza, como prescrito, fosse elas apresentadas a ele.

Mardoqueu, judeu da tribo de Benjamim, que fora levado de Jerusalém no tempo de Nabucodonosor, tinham uma prima chamada Hadassa, conhecida como Ester, que era muito atraente. Mardoqueu era, além de primo, seu pai adotivo.

Ester, sem revelar a que povo pertencia, pois Mardoqueu a proibira, foi trazida ao harém do palácio e tão brevemente agradou a Hegai, oficial responsável pelo harém, que a favoreceu. Ester então ganhou a aprovação do rei quando ela lhe foi apresentado, tornando-se a rainha no lugar de Vasti.

Ester, mesmo com tal posição, ainda seguia as instruções de Mardoqueu, que certa vez descobriu o plano de dois guardas que conspiravam contra Xerxes. Ele contou para Ester que os delatou ao rei em nome de Mardoqueu. Isso foi escrito nos registros históricos do rei.

Um comentário:

  1. A história de Ester tem alguns aspectos bastante interessantes,como o fato de Ester ter se submetido aos costumes dos persas (um ano de tratamento de beleza) e se integrado ao harém de um rei pagão. Mais tarde se descobrirá o propósito de tudo isso, mas num primeiro momento, parece um pouco estranho que uma mulher do povo judeu se una a um pagão,e além disso, esconda dele o fato de ser judia... os caminhos do Senhor são surpreendentes ...

    ResponderExcluir