There is no better evangelist in the world than the Holy Spirit.
(Tradução) Não há melhor evangelista no mundo do que o Espírito Santo.
- Recusa em enxergar que o relacionamento não é saudável ou normal;
- Recusa em propor ou fazer mudanças que poderiam provocar uma reação por parte do manipulador.
O manipulador implica: "Se você não cumprir com as minhas expectativas, você se sentirá culpado de me negligenciar";Resposta: (com todo respeito) "Você não precisa de mim para sua segurança." Deus deveria ser nossa rocha. Não devemos tomar o lugar dEle para ser a segurança de alguém. Ninguém deveria ser nossa segurança além do Senhor.
Criança no supermercado;Adultos também fazem isso;Manipulação por pressão: o manipulador implica: "Se você não fizer o que quero, vou deixar sua vida um inferno."
Palavras que ferem;Ridicularizando;Zombando: o manipulador implica: "se você não for o que quero que seja, zoar de você";Sarcasmo é a arma do fraco.
Roupa sedutora;Propaganda sensual;Movimento sensual do corpo;Juízes 16 – a história de Sansão e Dalila;O manipulador implica: "Se você não comprar o que estou vendendo, você não é 'descolado"'.
Elogios em excesso;Afeição em excesso, para aproveitar da pessoa;Dinheiro em excesso, para comprar controle; exemplo: comprando coisas para os filhos para manter controle. Isso produz a atitude de "você me deve";Dando presentes em excesso com o propósito de se ganhar algo em troca: o manipulador diz: "Se você não responde à minha generosidade, você é muito ingrato."
Mensagens subliminares com o propósito de produzir culpa: "você sabia que fulano acabou de comprar um novo carro para fulana e eles só têm três anos de casados? Deve ser bom ser tão amada como ela";Você deveria me deixar feliz;Você deveria atender as minhas expectativas: o manipulador fala: "Você deveria suprir as minhas necessidades, e visto que não faz isso, deveria sentir culpa."
Essa pessoa é extremamente carente (necessitada de carinho) e finge desespero até ser resgatada;O manipulador diz: "você deveria se preocupar com meu coração. Já que não o faz, mostra-se insensível e cruel."
Negligenciando e mimando;O manipulador implica: "se não fizer do jeito que quero, vou retirar a minha aprovação."
Telefone;Porta;Gaveta.
Rolando os olhos;Sobrancelhas tortas;A manipulação deixa a pessoa quieta, não tem jeito para responder;O manipulador implica: "se você não fizer o que quero, não merece o meu respeito."
Desaprovação total, mas sem palavras;Gemido, grunhido;O manipulador implica: "se você não cumprir as minhas expectativas, você vai saber o quanto estou incomodado contigo!"
Retraindo, negando elogios merecidos ou afeição apropriada;O manipulador diz: "se você não atingir meus objetivos, não vou dar nenhuma atenção para você."
Demorando de propósito;O manipulador diz: "se você não me deixar controlar a minha vida, vou controlar usando outros meios."
Prolongando lágrimas além do necessário;O manipulador diz ou age como: "se você não cumprir as minhas necessidades emocionais, vou desabar."
Há casais que gostam de passar o tempo livre jogando baralho, outros preferem aproveitar o verão para jogar frescobol na praia. Mas entre os joguinhos praticados por casais, não há nenhum mais comum e desagradável que a boa e velha manipulação.
Quando se pensa simplesmente na palavra 'manipulação', logo imaginamos aqueles esquemas de filme de espionagem, feitos às escuras, cheios de estratégias complexas e sofisticadas. Pois a manipulação entre casais não precisa de nada disso. É bastante simples e, na verdade, quase inevitável.
Fazer alguém mudar seu jeito para agradar ao outro é uma das muitas maneiras de se manipular alguém, talvez a mais popular. Como toda a manipulação, no entanto, ela pode ser revertida em algum futuro próximo. E aí o jogo fica confuso e desequilibrado, como se alguém abandonasse subitamente um dos lados da gangorra.
Como em todo jogo, há um vencedor e um vencido. Mudar as ideias, mudar o modo de vida, mudar o comportamento... vale tudo para se conseguir criar alguém 'perfeito'. Pena que essa perfeição é ilusória e, obviamente, desaparece no ar em algum momento – geralmente junto com o relacionamento.
Controlar a cabeça de uma pessoa é uma enorme responsabilidade, uma encrenca sobre a qual nunca entendemos a dimensão exata até o dia em que surgem os primeiros indícios de efeitos colaterais: insegurança, perda de identidade, ansiedade, medo. Por definição, a palavra 'manipular' significa 'manejar'; e lembre-se que só objetos podem ser manejados.
Toda técnica de manipulação prevê o sistema de punição/recompensa. E é nisso que se baseia o dia-a-dia dos casais; eu faço isso se você fizer aquilo. Não faça isso ou então eu serei obrigado a fazer aquilo. Mas se você fizer isso, aí então prometo que eu faço aquilo. Combinado?
Inspirada pelo livro de Robert Masters e Jean Houston, a letra da música Mind Games, de John Lennon, falava de 'jogos da mente' no sentido positivo da expressão, quando duas pessoas juntam suas cabeças para desejar algo positivo em comum, no caso, a paz no mundo, a felicidade, etc. Seria ingenuidade acreditar que todo o mundo tem essa grandeza de alma, essa generosidade. Mas não custa nada imaginar um mundo assim, onde cada um pode ser como realmente é, sem ninguém tentando mudar o seu jeito.
Talvez a liberdade de ser quem você é traga a felicidade, não sei. A única coisa que eu sei é que ter alguém puxando as suas cordinhas como se você fosse uma marionete com certeza não a trará.
Fonte:http://blog.estadao.com.br/blog/palavra/?title=o_velho_jogo_da_manipulacao&more=1&c=1&tb=1&pb=1