Tenho lido um capítulo por semana do livro de John MacArthur, Pense Biblicamente (ed. Hagnos). Ainda estou no início do livro, mas já tenho tido valiosas interações com o próprio livro e um grupo de discipulado que faço parte.
Gostei muito de uma frase que está no segundo capítulo do livro, na página 72 e quis colocar aqui. Moralizar, politizar ou intelectualizar a sociedade, sem primeiro ter em vista a conversão espiritual, é garantir apenas uma mudança passageira e geralmente inconsistente, que termina sendo superficial, temporária e condenável, em vez de salvadora.
Apesar de eu achar que a palavra "conversão" não precisava ser complementada por "espiritual", achei a frase excelente para nos lembrar que antes que queiramos intelectualizar nossos amigos biblicamente e por isso, com a verdade (Jo 17.17), precisamos dar-lhes a oportunidade da habitação do Espírito Santo para entender a Bíblia conforme ela deve ser entendida.
Entender isso me ajuda a ser mais sensível à maneira como devo tratar o homem sem Deus. E creiam, há muita coisa que envolve essa sensibilidade e compreensão. Acima disso, me faz lembrar que por mais que eu quisesse exigir ou almejar certas práticas nas pessoas, isso de nada adiantará perante a corte de Deus, se antes eu não dizer o porquê da necessidade que temos de sermos salvos; salvação essa já concedida por Jesus, mas não recebida por todos.