domingo, fevereiro 24, 2008

A Liderança Masculina do Lar

Deveria ser indubitável aos cristãos saber que homens e mulheres possuem diferentes papéis na igreja, no lar e na sociedade. No entanto, especialmente depois do "bum" feminista no terceiro quarto do século passado, muitos teólogos buscam uma pacificação contrária à bíblica com respeito à liderança do homem e submissão da mulher.

Hoje comecei a ler um novo livro: Homem e Mulher, seu papel bíblico no lar, na igreja e na sociedade, compilado por John Piper e Wayne Grudem, lançado no Brasil pela editora Fiel.


John Piper, no primeiro capítulo, escreve nove afirmações sobre o o que é ser um líder maduro. Quero deixá-las aqui para que os leitores invistam seu tempo no aperfeiçoamento de seu real papel como homem e mulher segundo à vontade de Deus.

A masculinidade madura...

1. ...se expressa não na exigência por ser servido, mas na força de servir e sacrificar-se pelo bem de uma mulher;

2. ...não assume o mesmo tipo de autoridade que Cristo tem sobre a mulher, mas defende tal autoridade;

3. ...não pressupõe superioridade, mas mobiliza as habilidades das outras pessoas;

4. ...não tem de iniciar toda ação, mas sente a responsabilidade de prover um padrão geral de iniciativas;

5. ...aceita a responsabilidade de dar a palavra final nos desacordos entre marido e mulher, mas não pressupõe usá-las em toda instância;

6. ...expressa sua liderança em relações sexuais românticas, ao comunicar uma aura de busca intensa e terna;

7. ...se expressa em família, ao tomar a iniciativa de disciplinar os filhos, numa ocasião em que ambos os pais estão presentes e foi quebrado um padrão familiar;

8. ...é sensível a expressões culturais de masculinidade, de modo a se relacionar com uma mulher não na forma agressiva ou pervertida, mas com a dignidade de um homem;

9. ...reconhece que o chamado para a liderança é um chamado ao arrependimento, à humildade e ao arriscar-se.

Tome tempo de pensar sobre cada um destes pontos. O padrão que Deus exige de todos é simplesmente o melhor para nós mesmos!

2 comentários:

  1. esta preocupação em afirmar a liderança masculina e a submissão feminina pode ser distorcida numa sociedade machista como a nossa, com abuso do poder por parte do homem.O que alguns teólogos têm procurado corrigir é exatamente essa visão simplista da mulher submissa e do homem líder, colocando-a dentro de um contexto maior da submissão mútua (sujeitai-vos uns aos outros). Hoje se fala muito em liderança e em cursos para lideres,mas o que precisamos realmente é de servos. aliás, a palavra lider nem aparece na Biblia, mas servo. talvez seja a hora de sermos menos lideres e mais servos.

    ResponderExcluir
  2. Deixando um pouco de lado essa história de liderança e submissão, penso que o que realmente importa dentro do casamento é vc construir uma relação de parceria. Admito que quando houver um impasse, cabe ao homem decidir, mas se houver harmonia e companheirismo entre o casal, eles procurarão chegar a um acordo e decidir juntos. Afinal, casamento é muito mais mutualidade e parceria do que qualquer outra coisa. Quando a mulher sabe que sua opinião é valorizada e levada em conta, e o marido se dispõe a ouvir e acatar a opinião da esposa, ambos são beneficiados.
    É isso.

    ResponderExcluir