quinta-feira, agosto 09, 2012

Periguetes, sim, e dai?!

Por Fernando Leite

A revista Veja São Paulo desta semana trouxe seu artigo de capa com o título: 'Periguetes, sim, e daí?'.
A matéria expressa a nova tendência ditada pela moda, que se originou no final dos anos 90, no Rio, em grupos de pagode, e hoje é inspirada por personagens da ficção televisiva como Suelen da novela Avenida Brasil, e Natalie de Insensato Coração.

Esta proposta de se vestir e viver cresce hoje na sociedade paulista expondo qualidades femininas, naturais e artificiais, a serviço de se sentirem admiradas e valorizadas, e eu diria, cobiçadas e cultuadas.         

Como diz o título do artigo, '...e daí?' E daí, o que isso tem a ver conosco? O que tem a ver com nossos filhos e filhas? Seguramente, os ingênuos e os com mente endurecida pelo pecado, acham que nenhum mal há tanto na novela, como nas suas propostas de festas e sua moda proposta. Aquilo que podia parecer ridículo no final dos anos 90, agora invade outros espaços. O que estava restrito aos grupos de pagode, hoje é inspiração para todos, inclusive do chamado povo de Deus.             

E daí? A Bíblia já nos descreve que existe uma tensão entre o que é proposto pelo mundo, e os princípios divinos. O Senhor disse que 'não pode o mundo odiar-vos, mas a mim me odeia, porque eu dou testemunho a seu respeito de que as suas obras são más.' (Jo 7.7). O apóstolo João nos diz para não amarmos o mundo, pois '...Se alguém amar o mundo, o amor do pai não está nele;' (1Jo 2.15). Paulo diz: 'Não se amoldem ao padrão deste mundo...' Rm 12.1

Destes e de  outros versos das Escrituras podemos tirar princípios como:
- Viver para ser admirada e cobiçada é idolatria e oposto a Deus;
- Assumir os moldes do mundo desagrada a Deus e impossibilita desfrutar de Seu amor;
- Conquistar e seduzir baseado neste conceito é se colocar sob juízo 1Ts 4.3-7;
- Escolher esta opção de vida é comprometer seu futuro  Sl 1.1-3.        

Estes princípios não devem ser considerados somente no que tange na vestimenta, mas podem ser aplicados a programas escolhidos, formas de relacionamento entre rapazes e moças, etc. Lembre-se do que diz Paulo, que serve para cada um de nós e para nossos filhos:     

Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá. Gl 6.7 

Fonte: ibcu.org.br

Um comentário:

  1. Não vejo mais diferença em algumas moças que passam na porta da minha casa à noite indo para a balada ou até mesmo para a escola e as garotas de programa que ficam nas esquinas do centro...
    Que triste isso, não?!

    ResponderExcluir