segunda-feira, agosto 06, 2012

O sagrado absorveu o secular

Por John Piper
Citando Charles Spurgeon

As manhãs de segunda-feira são notoriamente difícil, e Charles Spurgeon estava ciente dos desafios enfrentados por sua congregação para começar a semana motivada a trabalhar diligentemente para a glória de Deus. Em um de seus sermões ele lembrou sua congregação que "o sagrado absorveu o secular." Os propósitos de Deus para nossas vidas traz nova visão para todas as nossas vocações e tarefas semanais. Para os filhos de Deus tudo na vida é ministério. Veja como Spurgeon colocou isso em em seu sermão apropriadamente intitulado "All For Jesus" [Tudo por Jesus]:

Para um homem que vive para Deus nada é secular, tudo é sagrado. Ele coloca a sua veste de jornada de trabalho e é uma vestimenta (santa) para ele. Ele se senta para a sua refeição e isso é um sacramento. Ele sai para seu trabalho, e nele exerce o ofício do sacerdócio. Sua respiração é incenso e sua vida um sacrifício. Ele dorme no seio de Deus e vive e se move na presença divina.

Para desenhar uma linha dura e rápida e dizer: "Isso é sagrado e é secular," é, na minha opinião, diametralmente oposta à doutrina de Cristo e do espírito do evangelho. Paulo disse: Como alguém que está no Senhor Jesus, tenho plena convicção de que nenhum alimento é por si mesmo impuro, a não ser para quem assim o considere; para ele é impuro. [Romanos 14:14]. Pedro também viu um lençol descendo do céu em que havia todos os animais e criaturas de quatro patas, que ele foi ordenado a matar e comer, e quando ele se recusou porque eram impuros, foi repreendido por uma voz do céu, que dizia: " Não chame impuro ao que Deus purificou" [Atos 10:15; 11:9].

O Senhor purificou suas casas, ele limpou os aposentos com suas camas, suas mesas, suas lojas, ele fez os sinetas penduradas nos cavalos santas para o Senhor, ele fez os potes e panelas ordinárias de suas cozinhas para ser como as taças do altar, isso é, se você sabe o que é viver de acordo com sua vocação. Vocês empregadas domésticas, vocês cozinheiros, vocês enfermeiros, vocês lavradores, donas de casa, comerciantes, marinheiros. O trabalho de vocês é santo se você servir ao Senhor, Cristo Jesus, vivendo para Ele como você deve viver. O sagrado tem absorvido o secular.

Original em Desiring God 
Traduzido por T. Zambelli

Um comentário: