sexta-feira, maio 06, 2011

Que tal também falarmos do físico?

Muita coisa é dita sobre o "espiritual." Fala-se sobre o ser interior, alma, espírito, mas pouco se fala sobre o corpo físico. Sou bacharel em ed. física e talvez por isso, tive uma queda em olhar para a Palavra de Deus e observá-la, quando ela diz sobre o homem, de uma forma mais unitária do que se tem falado.

A Palavra de Deus não nos dá somente informações da possibilidade de fazermos parte com Deus de Seu reino. Ela também nos informa, dentre muitas outras coisas, como podemos ser fisicamente hábeis e úteis para o desenvolvimento do Reino como servos que refletem a santidade do Senhor. Isso tem total relacionamento com a parte física do ser humano.

Infelizmente são muitos os cristãos que negligenciam a importância de um corpo físico saudável. Chamo à atenção em especial dos pastores, que como exemplos que devem ser, acabam por cultivar uma protuberância abdominal que geralmente não se deve a fatores genéticos, mas a descuidados alimentares e físicos especialmente.

Obviamente a questão do físico não é somente relacionada à saúde. Charles Swindoll (SWINDOL, Charles. Dia a Dia com Charles Swindoll, ed. Mundo Cristão, p.111) nos remete a algumas passagens bíblicas que deveriam nos conduzir a um melhor cuidado pelo corpo físico de forma geral:

Somos instruídos a não oferecer os membros do nosso corpo como instrumentos de iniquidade.

Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos. Não ofereçam os membros do corpo de vocês ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros do corpo de vocês a ele, como instrumentos de justiça (Rm 6.12,13).

Nosso corpo é, na verdade, "membros de Cristo":

Vocês não sabem que os seus corpos são membros de Cristo? Tomarei eu os membros de Cristo e os unirei a uma prostituta? De maneira nenhuma! (1Co 6.15).

Nosso corpo é, na verdade, "templo habitado pelo Espírito Santo:

Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? (1Co 6.19).

Devemos "glorificar a Deus", em nosso corpo:

Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo (1Co 6.20).

Devemos buscar aqueles que estudam nosso corpo, a fim de sabermos como controlá-lo em honra

Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa (1Ts 4.4).


Jesus também mostrou o relacionamento do corpo com "o espiritual." Como exemplo: É melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno (v.29). É melhor perder uma parte do seu corpo do que ir todo ele para o inferno (v.30). Note que, na verdade, é impossível desassociar o que o físico faz com o que o lado espiritual faz. Talvez dizer que toda ação física gera consequências espirituais seja melhor (mais claro).

Eu poderia muito mais além disso, falar sobre o docetismo, significado de algo que seja secular, etc. Por enquanto prefiro lembrá-los: não se esqueça que seu corpo é parte essencial de seu propósito como criatura (ser criado) de Deus: adorá-lO!

Um comentário:

  1. Adorei o texto! Com o avanço da tecnologia, estamos pensando cada vez menos e ficando cada vez mais sedentários. Ainda complemento: mente que trabalha bem -> corpo que trabalha bem e vice-versa.

    ResponderExcluir