segunda-feira, dezembro 14, 2009

Qual o Significado de sua Árvore de Natal?

Por T. Zambelli

Há alguns anos escrevi para um de meus mestres questionando o porquê do cristão ter ávores de Natal. Ao invés de receber uma resposta que desprezaria toda a tradição da árvore, ele me disse para pensar no texto de Is 11. De fato eu refleti sobre o assunto.

Abaixo um vídeo que gravei sobre isso há poucos dias.



Obs.: No vídeo eu digo sobre Calvino. Na verdade, minha pesquisa dizia que a origem da árvore tinha relação com Lutero.

Uma das possíveis história sobre a origem da árvore de Natal:
Entre as várias versões sobre a procedência da árvore de Natal, a maioria delas indicando a Alemanha como país de origem, a mais aceita atribui a novidade ao padre Martinho Lutero (1483-1546), autor da Reforma Protestante do século XVI. Olhando para o céu através de uns pinheiros que cercavam a trilha, viu-o intensamente estrelado parecendo-lhe um colar de diamantes encimando a copa das árvores. Tomado pela beleza daquilo, decidiu arrancar um galho para levar para casa. Lá chegando, entusiasmado, colocou o pequeno pinheiro num vaso com terra e, chamando a esposa e os filhos, decorou-o com pequenas velas acesas afincadas nas pontas dos ramos. Arrumou em seguida papéis coloridos para enfeitá-lo mais um tanto. Era o que ele vira lá fora. Afastando-se, todos ficaram pasmos ao verem aquela árvore iluminada a quem parecia terem dado vida. Nascia assim a árvore de Natal. Queria, assim, mostrar as crianças como deveria ser o céu na noite do nascimento de Cristo.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário