segunda-feira, junho 16, 2008

Princípios Éticos - O Irmão Mais Fraco

,9 Contudo, tenham cuidado para que o exercício da liberdade de vocês não se torne uma pedra de tropeço para os fracos.
10 Pois, se alguém que tem a consciência fraca vir você que tem este conhecimento comer num templo de ídolos, não será induzido a comer do que foi sacrificado a ídolos?
11 Assim, esse irmão fraco, por quem Cristo morreu, é destruído por causa do conhecimento que você tem.
12 Quando você peca contra seus irmãos dessa maneira, ferindo a consciência fraca deles, peca contra Cristo.
13 Portanto, se aquilo que eu como leva o meu irmão a pecar, nunca mais comerei carne, para não fazer meu irmão tropeçar.
Texto de 1Coríntios 8 (NVI).

A passagem acima, além de mostrar a questão da comida, traz um princípio que pode ser devidamente utilizado para outros exemplos que venha a ferir a consciência do fraco irmão.


A bebida alcoólica é um bom exemplo. Tenho convicção que a Bíblia não proíbe beber, porém embreagar. No entanto, se você está ao lado de alguém fraco na fé e que considera beber vinho, por exemplo, um erro, independente da fundamentação dele, você mostrará maturidade ao abrir mão de algo que não é importante para sua saúde espiritual.

Nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. Cada um de nós deve agradar ao seu próximo para o bem dele, a fim de edificá-lo. (Rm 15.1-2)

Lembre-se: a vida de uma pessoa madura não está marcada pelo conhecimento, mas pelo amor (1Co 8.1). Não tente, através de seu conhecimento mostrar para alguém fraco na fé que ele pode ou não pode fazer determinada coisa. Mostre através de seu amor!

Quem é o fraco na fé? É muito provável que você já tenha encontrado com aqueles que lhe disseram que poderiam ou não fazer determinada coisa dentro ou fora da igreja, mas que a Bíblia nunca proibiu o que ele disse ser proibido. Tais pessoas são legalistas e este grupo não está na questão tratado por Paulo. Os fracos na fé são aqueles que podem tropeçar por causa de sua conduta.

Tem dúvidas se deve fazer algo que é ou parece cinzento nas Escrituras? A pergunta abaixo pode lhe ajudar...

Aquilo que faço, mesmo com o respaldo bíblico, atinge meus irmãos mais fracos na fé?

Nenhum comentário:

Postar um comentário