sexta-feira, fevereiro 08, 2008

"Não Consigo me Perdoar" - A Perspectiva Bíblica

O que a Bíblia diz sobre perdoar a si mesmo?

Nada! O conceito de si perdoar não surgiu com base em uma saudável interpretação das Escrituras. Baseado na Coletânea de Aconselhamento Bíblico, cito abaixo as alternativas bíblicas ao problema apresentado:

1. A pessoa que diz "eu não consigo me perdoar" talvez esteja expressando uma falta de habilidade ou disposição para entender e aceitar o perdão concedido por Deus, ou seja, dizemos que não conseguimos nos perdoar porque, na verdade, duvidamos do perdão de Deus para conosco.

2. A pessoa que diz "eu não consigo me perdoar" talvez não consiga ver ou não esteja disposta a reconhecer a profundidade da sua depravação. A pessoa pensa: "eu ainda não consigo acreditar que fui capaz de fazer isso!"

3. A pessoa que diz "eu não consigo me perdoar" talvez esteja expressando o seu desapontamento por deixar de concretizar um desejo muito especial, em outras palavras, ela diz: "eu tive a oportunidade de conseguir algo que eu realmente queria, mas eu a joguei fora! Eu não consigo me perdoar."

4. A pessoa que diz "eu não consigo me perdoar" talvez esteja tentando estabelecer seu padrão pessoal de justiça, que equivale a dizer, "eu não tenho vivido à altura do meu padrão de perfeição ou das expectativas de outras pessoas".

5. A pessoa que diz "eu não consigo me perdoar" talvez tenha se assentado na cadeira de juiz e declarado o veredito a respeito de si mesma, ou seja, "concedo o perdão conforme meu veredito".

Conclusão

"Não consigo me perdoar" significa levar a sério o problema de culpa apresentado e mostra uma falha em conhecer a profundidade do perdão de Deus.

Para mais detalhes sobre este artigo, consultar a Coletânea de Aconselhamento Bíblico (tradução de artigos da Christian Couseling; Educational Foundation) volume 3.

Um comentário: