quarta-feira, novembro 06, 2013

A nudez de Noé e seu filho Cam (Gn 9.22)

Extraído da NET Bible.


Alguns traduzem “teve relações sexuais com”, argumentando que Cam cometeu um ato homossexual com seu pai que estava bêbado, por isso ele foi amaldiçoado. Entretanto, a expressão “ver a nudez” usualmente refere-se a observação da nudez de outrem, não um ato sexual (veja Gn 42.9,12 onde “nudez” é usado metaforicamente para suprir a ideia de “fraqueza” ou “vulnerabilidade”; Dt 23.14 onde “nudez” refere-se a excremento; Is 47.3; Ez 16.37; Lm 1.8). O versículo seguinte (v.23) claramente indica uma observação visual, não um ato homossexual, que estava em questão. Em Lv 20.17 a expressão “vir a nudez” (ARA) parece ser um eufemismo para intercurso sexual, visto que o contexto ali, diferentemente de Gn 9.22, claramente indica que naquela passagem o contato sexual está em vista. A expressão “ver a nudez” em si mesma não sugere uma conotação sexual. Alguns relacionam Gn 9.22 a Lv 18.6-11,15-19, onde a expressão “descobrir a nudez [de outrem]” (a forma Piel de גָּלָה, galah) refere eufemisticamente a intercursos sexuais. Entretanto, Gn 9.22 não diz nada sobre Cam “descobrir” (o contrário de cobrir) a nudez de seu pai. De acordo com o texto, Noé descobriu-se a si mesmo; Cam meramente viu seu pai nu. A questão do texto é que Cam não teve respeito por seu pai, ao invés de cobri-lo, ele contou ao seus irmãos. Noé então deu um oráculo aos descendentes de Cam, que seriam caracterizados pelo mesmo abandono moral; seriam amaldiçoados. Levítico 18 descreve o grande mal dos cananeus (veja vv.24-28).

Nota de estudo: Viu a nudez. É difícil para pessoas de hoje perceberem o porquê de ver a nudez de outrem era tal abominação, visto que a nudez é tão comum hoje em dia. No mundo antigo, especialmente numa sociedade patriarcal, ver a nudez de outrem era uma ofensa grande. (Veja o relato de Heródoto, Histories 1,8-13, onde um general viu a nudez da mulher de seu mestre, e um dos dois tinha de ser condenado à morte.) Ao mesmo tempo, Cam não era um garotinho simplesmente passeando no quarto de seu pai. Ele tinha mais de 100 anos de idade naquele tempo. Para uma discussão ampla, veja A. P. Ross, “The Curse of Canaan,” BSac 137 (1980): 223–40.[1]



[1] Biblical Studies Press. (2006). The NET Bible First Edition; Bible. English. NET Bible.; The NET Bible. Biblical Studies Press.

Nenhum comentário:

Postar um comentário