sexta-feira, maio 21, 2010

Exposição de Gálatas: Gl 1.6-10 - Implicações de Um Outro Evangelho

Gálatas 1.6-10
Implicações de um outro evangelho


INTRODUÇÃO
Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo (v.10)

  • Nesta carta não há um agradecimento, louvor ou oração, que comumente aparecem no início epístolas paulinas;
  • Paulo age com uma dureza incomum;
  • Ele não estava preocupado em agradar às pessoas.

Ó gálatas insensatos! Quem vos fascinou a vós outros, ante cujos olhos foi Jesus Cristo exposto como crucificado? 3.1

  • Eles não estavam sendo capazes de discernir o evangelho que lhes fora pregado inicialmente e de distinguí-lo das falsidades que ouviam.
  • Por conta de estarem tão enfeitiçados e abandonando a verdadeira fé é que o apóstolo toma esta atitude intolerante e radical.
  • O que é o Evangelho? Consiste na boa notícia dada à humanidade condenada eternamente à separação de Deus, de que Jesus morreu condenado por decisão divina, substituindo-a suficientemente no recebimento da justa penalidade pelos pecados, cabendo aos homens unicamente crer para desfrutar eficazmente da salvação:
  1. Todos passam por um período, na vida, sem Deus, que pode ser tanto marcado por opressão e promiscuidade, como por religiosidade sem fé;
  2. Crer é algo baseado em conhecimento e revelação de Deus;
  3. Ninguém nasce com fé ou com o conhecimento da revelação divina
  4. No momento em que o evangelho é pregado e uma pessoa aceita e crê em Deus, ocorre o que as Escrituras chamam de novo nascimento. Após esse novo nascimento, a pessoa inicia sua vida cristã, aprendendo a caminhar no seu dia a dia de acordo com as Escrituras.
  5. Por fim, há a experiência final, de viver no estado eterno com Deus.
A passagem de uma vida de trevas para uma nova vida com Cristo é algo obtido puramente por graça, sem qualquer mérito nosso. A vida cristã exige, de fato, obediência. Entretanto, essa obediência não é um requisito para o acesso a Deus.

1- ALTERAÇÃO DO EVANGELHO IMPLICA EM MUDANÇA TOTAL

O foco do evangelho tem que ser sempre a boa notícia de que o sacrifício de Jesus na cruz foi suficiente para nos salvar e para nos oferecer um acesso a Deus: pois vocês são salvos pela graça.
  • A palavra graça tem algumas variações no seu sentido, mas nunca se esqueça da seguinte definição: graça é favor imerecido.
  • Alguns homens da Galácia, judaizantes, estavam acrescentando valores à graça de Deus. Eles são vistos, por exemplo, em At 15.1:
Alguns homens desceram da Judéia para Antioquia e passaram a ensinar aos irmãos: Se vocês não forem circuncidados conforme o costume ensinado por Moisés, não poderão ser salvos.
  • Eles estavam pregando que, além de crer em Cristo, era necessário ser circuncidado e obedecer a Lei.
  • Os versículos 6 e 7 mostram (ARA):
Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo.
  • Esses dois “outros”, na língua grega, são palavras diferentes. A primeira palavra é eteron e significa de uma outra espécie; a segunda é allo e significa da mesma espécie.
  • O apóstolo está dizendo que o que eles estão ouvindo não é da mesma espécie do verdadeiro evangelho. Uma simples alteração como aquela comprometia a totalidade do evangelho.

Soubemos que alguns saíram de nosso meio, sem nossa autorização, e os perturbaram, transtornando a mente de vocês com o que disseram (At 15.24).

  • Aquelas pessoas estavam transtornando e perturbando o evangelho.
  • Por mais sadio e conservador que pareça, acréscimos à graça divina servem apenas para perverter o evangelho.

O acréscimo de qualquer contribuição humana à fé, por menor que seja, descaracteriza por completo o evangelho da graça.

2- ALTERAÇÃO NO EVANGELHO IMPLICA EM DEIXAR A DEUS
  • Atualmente, a tolerância é um valor extremamente defendido na sociedade. Nós, como cristãos, não podemos ser tolerantes para com tudo.
  • Pelo que lemos, Paulo não era alguém muito tolerante, assim como nós hoje não podemos ser.
  • Aceitar ensinamentos parecidos como iguais pode trazer danos irreparáveis.
Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho (v.6).
  • Quando aquelas pessoas acrescentaram coisas ao evangelho, elas não deixaram o ensino de um apóstolo, mas deixaram a Deus.
  • Se nos deixarmos levar por ensinamentos falsos, isso comprometerá nossa caminhada com o Senhor.
  • É preciso compreender também que o acesso à salvação é absolutamente por graça incondicional e exclusivamente pela fé, porém, ter um relacionamento e provar de bênçãos específicas são condicionais.
Os três tipos de bênçãos:
  1. Existem as bênçãos incondicionais, que o Senhor nos dá a todos, independentemente de merecermos ou não.
  2. Um segundo tipo de benção é a salvação. É incondicional, pois Jesus morreu para todos nós, porém, para desfrutar dessa benção é necessário ter fé.
  3. A comunhão. Entretanto, a comunhão está condicionada à obediência e ao conhecimento das Escrituras para andar nos caminhos propostos por Deus.

  • Se a sua vida estiver sendo dirigida por uma doutrina errada, isso não afetará sua fé, mas trará conseqüências na qualidade de vida que Deus tem para você.
Não é possível crer equivocadamente com resultados positivos, pois qualquer alteração no evangelho o põe de cabeça para baixo e isso implica em deixar a Deus.

3- ALTERAÇÃO NO EVANGELHO IMPLICA EM MALDIÇÃO DE DEUS

  • A maldição:
Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema. Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema (vv. 8-9).

  • A preocupação do apóstolo não era com ganhos ou perdas pessoais, tanto que no versículo 8 ele diz “nós”, incluindo-se no grupo de pessoas que podem ser amaldiçoadas.
  • A mudança do conceito do evangelho compromete a vida de qualquer pessoa, sendo, portanto, um conceito universal.
  • A ideia de que nós seremos considerados justos por causa da lei torna a morte de Cristo uma ação vã, daí a exaltação de Paulo.
  • Por fim, o apóstolo sabia que, como conseqüência desses ensinamentos falsos, a caminhada cristã daqueles irmãos comprometer-se-ia.
E imediatamente o pai do menino exclamou com lágrimas: Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé! (Mc 9.24)

  • Por essas palavras, compreendemos que Paulo estava agindo coerentemente com a vontade do Senhor Jesus, e não tendo uma atitude radical.
  • Por vezes nós temos a ideia de que Jesus era uma pessoa extremamente mansa, incapaz de contestar ou de criticar aqueles que não estavam agindo corretamente. Isto é um pensamento totalmente equivocado (cf. Mt 10.34-37).
  • A mensagem de salvação exclusivamente por graça é uma mensagem que, até hoje, traz adversidade.
  • Jesus não tem a proposição contemporânea do politicamente correto ou de total tolerância, assim como Paulo não a tinha e como também nós não a devemos ter (cf. 2Jo 1.10-11).
  • Clamar por maldição não era fruto de uma exaltação momentânea ou de um sentimento de perda pessoal. Era fruto sim da consciência de que aqueles falsos mestres estavam corrompendo o evangelho de Cristo e trazendo prejuízo à vida dos cristãos.

A gravidade de comprometer uma mensagem tão estratégica é levar pessoas a crerem num suposto evangelho, que parece ser sério, mas, no fundo, é uma mentira. Isso implica em maldição.

CONCLUSÃO: UM SÓ EVANGELHO
  • Existe apenas um evangelho e um meio de se alcançar a Deus.
  • A ação da graça de Deus é suficiente e exclusiva.
  • Nos nossos dias, dentro de igrejas evangélicas, muitas vezes ouço mensagens que afirmam ser necessário crer, mas também realizar outros feitos; em igrejas católicas é pregado que é necessário crer, mas também cumprir inúmeras ordenanças; num contexto espírita dizem que é necessário crer, mas também se aperfeiçoar através das boas obras. Não se deixe enganar.
  • Todos nós, pecadores, precisamos simplesmente crer nessa obra maravilhosa de Deus, suficiente e eficiente, para desfrutarmos de uma vida com Deus.
Ouça a pregação (clique).

Um comentário:

  1. Ótima matéria de estudo! Não há dúvida de que o Evangelho de Jesus Cristo é único e verdadeiro!

    ResponderExcluir