quinta-feira, abril 14, 2011

Devocional sobre Oração: Alinhando-se à vontade de Deus

Por Reinaldo Bui

Faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu
Mateus 6.10b

Já pensou que no princípio havia apenas uma vontade no universo? A de YHWH. Toda a criação O adorava e aclamava numa só voz: Santo, santo, santo é o Senhor. Até que Lúcifer resolveu fazer a sua própria vontade. A partir daí passaram a existir duas vontades no universo. Ora, aonde existem duas vontades, há divergência...

E quando Deus criou o homem? Ainda existiam duas vontades no universo. Até que o homem resolveu fazer a sua própria vontade. E depois disto se multiplicou! No céu, a vontade de Deus é feita, mas e aqui na terra? Hoje, existem mais de seis bilhões de vontades diferentes no mundo. Mas afinal, a vontade de quem deve prevalecer?

Pedir a Deus que venha o teu reino é pedir que a vontade dEle seja feita aqui na terra como é no céu. Se isto realmente acontecesse deveria mudar tudo e todos, pois se todo relacionamento (horizontal ou vertical) andasse de acordo com a vontade do Pai, o mundo mudaria completamente!

Os próprios discípulos de Jesus esperavam ardentemente que Ele implantasse o reino de Deus de maneira definitiva. Não que estivessem interessados em fazer a vontade de Deus, pois ainda brigavam entre si sobre quem era o maior. Jesus então surpreende a todos, pois a perspectiva de reino que Ele sinaliza, diz respeito à composição de uma nova comunidade de seres humanos que realmente querem (antes e acima de tudo), fazer a vontade de Deus. Esta é a vontade de Jesus para nós. Paulo captou bem esta mensagem e além de demonstrar com a sua própria vida, ele constantemente escrevia para as igrejas exortando os cristãos:

Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Romanos 12.1-2).

Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor (Efésios 5.17).

Mas é obvio que não dá para orar pedindo que a vontade de Deus seja feita aqui na terra se não formos os primeiros a fazê-la, certo? Senão não faz sentido orar. Como posso pedir se não estou disposto a fazer? Se não estou disposto a pagar o preço?

Faça-se a tua vontade aqui na terra como no céu não significa que a vontade do Pai será feita no mundo todo. Mas já que estamos pedindo, que tal sermos os primeiros a buscá-la e fazer? Pense da seguinte maneira: Não é para os outros, é para mim. Note o exemplo de Cristo em João 6.38 :

Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou.

Não há duvida que uma das piores ameaças que se manifestam na vida dos crentes, é essa de um homem viver com base na sua própria vontade. Podemos ficar tão atarefados cuidando do nosso próprio reino que nos esquecemos de buscar o reino de Deus, de procurar saber e cumprir a Sua vontade. Às vezes negligenciamos de tal modo a nossa vida espiritual que descobriremos só no final, que vivemos a vida toda para nós mesmos, para satisfazer a nossa própria vontade.

Leia a Palavra com uma postura de oração e submissão. Procure aplicá-la em sua vida de forma simples, prática e direta. Observe palavras que estão no imperativo (como por exemplo, ame; perdoe; ide pelo mundo...) e entenda como sendo esta a vontade de Deus para a sua vida. Por fim, priorize o plano de Deus para Sua Igreja e alinhe os seus planos ao plano dEle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário