Pregar através de um livro da Bíblia requer tanto um compromisso de boa exegese, quanto de aplicação em um determinado contexto cultural.
Um exemplo maravilhoso de boa exegese e exposição, é o caso da equipe de ensino da Irving Bible Church, liderada por Andrew E. McQuitty (Th.M., 1985, D.Min., 1995) e do professor Barry Jones (Th. M., 2002, Ph.D., Wheaton, 2008). Eles recentemente terminaram uma série de seis partes sobre o livro de Oséias. Antes de cada mensagem a equipe de mídia preparou um curto vídeo que oferece um bom retrato contemporâneo, até emocional, do compromisso de Oséias a Gômer, vislumbrando o amor pactual de Deus para seu povo que tão nitidamente é descrito.
Parte 1 - Os 1.1-11: A aliança de amor de Deus
Quando o Senhor começou a falar por meio de Oséias, o Senhor lhe disse: "Vá, tome uma mulher adúltera e filhos da infidelidade, porque a nação é culpada do mais vergonhoso adultério por afastar-se do Senhor". Por isso ele se casou com Gômer, filha de Diblaim; (Os 1.2-3 NVI)
Parte 2 - Os 2.1-13: O complicado amor de Deus
A mãe deles foi infiel, engravidou deles e está coberta de vergonha. Pois ela disse: ‘Irei atrás dos meus amantes, que me dão comida, água, lã, linho, azeite e bebida’. Por isso bloquearei o caminho dela com espinheiros; eu a cercarei de tal modo que ela não poderá encontrar o seu caminho. (Os 2.5-6 NVI)
Parte 3 - Os 2.14-23: O terno amor de Deus
"Portanto, agora vou atraí-la; vou levá-la para o deserto e vou falar-lhe com carinho. "Naquele dia eu responderei", declara o Senhor. "Responderei aos céus, e eles responderão à terra; e a terra responderá ao cereal, ao vinho e ao azeite, e eles responderão a Jezreel. Eu a plantarei para mim mesmo na terra; tratarei com amor aquela que chamei Não amada. Direi àquele chamado ‘Não-meu-povo’: Você é meu povo; e ele dirá: ‘Tu és o meu Deus’. (Os 2.14,21-23 NVI)
Parte 4 - Os 3.1-5: O redentor amor de Deus
O Senhor me disse: "Vá, trate novamente com amor sua mulher, apesar de ela ser amada por outro e ser adúltera. Ame-a como o Senhor ama os israelitas, apesar de eles se voltarem para outros deuses e de amarem os bolos sagrados de uvas passas". Por isso eu a comprei por cento e oitenta gramas de prata e um barril e meio de cevada. E eu lhe disse: Você viverá comigo por muitos dias; você não será mais prostituta nem será de nenhum outro homem, e eu viverei com você. (Os 3.1-3 NVI)
Parte 5 - Os 6.1-6: O amor de Deus: nossa resposta
"Venham, voltemos para o Senhor. Ele nos despedaçou, mas nos trará cura; ele nos feriu, mas sarará nossas feridas. Depois de dois dias ele nos dará vida novamente; ao terceiro dia nos restaurará, para que vivamos em sua presença. Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra." (Os 6.1-3 NVI)
Parte final - Os 14: O implacável amor de Deus
Volte, ó Israel, para o Senhor, para o seu Deus. Seus pecados causaram sua queda! Preparem o que vão dizer e voltem para o Senhor. Peçam-lhe: "Perdoa todos os nossos pecados e, por misericórdia, recebe-nos, para que te ofereçamos o fruto dos nossos lábios. A Assíria não nos pode salvar; não montaremos cavalos de guerra. Nunca mais diremos: ‘Nossos deuses’ àquilo que as nossas próprias mãos fizeram, porque tu amas o órfão. (Os 14.1-3 NVI)
Fonte: Dallas Theological Seminary
Nenhum comentário:
Postar um comentário