Manipulação, o jogo número um da culpa.
Sete maneiras de manipulação agressiva
A síndrome do "dever" - "Você deve me respeitar", "você deve me amar", "você deve cumprir as minhas necessidades..."
O manipulador implica: "Se você não cumprir com as minhas expectativas, você se sentirá culpado de me negligenciar";Resposta: (com todo respeito) "Você não precisa de mim para sua segurança." Deus deveria ser nossa rocha. Não devemos tomar o lugar dEle para ser a segurança de alguém. Ninguém deveria ser nossa segurança além do Senhor.
Grito agudo
Criança no supermercado;Adultos também fazem isso;Manipulação por pressão: o manipulador implica: "Se você não fizer o que quero, vou deixar sua vida um inferno."
A espada do sarcasmo - palavras sarcásticas
Palavras que ferem;Ridicularizando;Zombando: o manipulador implica: "se você não for o que quero que seja, zoar de você";Sarcasmo é a arma do fraco.
Ferramenta da sedução
Roupa sedutora;Propaganda sensual;Movimento sensual do corpo;Juízes 16 – a história de Sansão e Dalila;O manipulador implica: "Se você não comprar o que estou vendendo, você não é 'descolado"'.
Bajulações
Elogios em excesso;Afeição em excesso, para aproveitar da pessoa;Dinheiro em excesso, para comprar controle; exemplo: comprando coisas para os filhos para manter controle. Isso produz a atitude de "você me deve";Dando presentes em excesso com o propósito de se ganhar algo em troca: o manipulador diz: "Se você não responde à minha generosidade, você é muito ingrato."
Sugestões sutis
Mensagens subliminares com o propósito de produzir culpa: "você sabia que fulano acabou de comprar um novo carro para fulana e eles só têm três anos de casados? Deve ser bom ser tão amada como ela";Você deveria me deixar feliz;Você deveria atender as minhas expectativas: o manipulador fala: "Você deveria suprir as minhas necessidades, e visto que não faz isso, deveria sentir culpa."
Procurador de pena
Essa pessoa é extremamente carente (necessitada de carinho) e finge desespero até ser resgatada;O manipulador diz: "você deveria se preocupar com meu coração. Já que não o faz, mostra-se insensível e cruel."
Sete maneiras de manipulação passivo-agressiva
Tratamento silencioso
Negligenciando e mimando;O manipulador implica: "se não fizer do jeito que quero, vou retirar a minha aprovação."
O Bater
Telefone;Porta;Gaveta.
O zombar, desprezar
Rolando os olhos;Sobrancelhas tortas;A manipulação deixa a pessoa quieta, não tem jeito para responder;O manipulador implica: "se você não fizer o que quero, não merece o meu respeito."
O suspiro (*Argh*)
Desaprovação total, mas sem palavras;Gemido, grunhido;O manipulador implica: "se você não cumprir as minhas expectativas, você vai saber o quanto estou incomodado contigo!"
Apoio retraído
Retraindo, negando elogios merecidos ou afeição apropriada;O manipulador diz: "se você não atingir meus objetivos, não vou dar nenhuma atenção para você."
Protelar
Demorando de propósito;O manipulador diz: "se você não me deixar controlar a minha vida, vou controlar usando outros meios."
Soluçando – o chorão
Prolongando lágrimas além do necessário;O manipulador diz ou age como: "se você não cumprir as minhas necessidades emocionais, vou desabar."
Nenhum comentário:
Postar um comentário