sábado, janeiro 26, 2013

Verbo Encarnado, Amor Personificado

Por Tiago Neves


Deus viu a humanidade em seu estado de pecado,
Eternamente em miséria e condenado,
Embora o homem se rebelasse contra Deus,
Soberanamente por amor, Ele resgataria os Seus.

E pelo fato de tanto tê-los amado,
O Verbo que se fez carne foi espancado, zombado, torturado,
Humilhado, ignorado, rejeitado, açoitado,
E sem abrir a boca, ainda por amor, morreu crucificado.

Seria ele então na morte abandonado?
De modo algum seu plano redentor havia sido frustrado,
Pois ao terceiro dia, ele foi ressuscitado!

Quem confia nisso será, inocentado,
Porque o resgate por sua vida certamente já foi pago,

E então daremos graças por Ele ter nos resgatado,
E por Ele viveremos, estando sempre ao Seu lado!

Fonte: Heresias do Cristianismo

terça-feira, janeiro 22, 2013

Uma oração: livrai-nos do mal


Certa vez, depois de uma breve reflexão sobre a frase "livrai-nos do mal" da oração conhecida como "Pai Nosso," Reinaldo Bui sugeriu a seguinte oração:

"Senhor, livra-me do mal de atentar para uma proposta de satisfação legítima mas que não proceda de Ti; de achar que sou melhor do que os outros; de pensar em satisfazer o meu desejo antes de atender a necessidade de um irmão; de não obedecer ou não honrar a Tua vontade; de analisar o mundo e as situações de acordo com as minhas conveniências. Livra-me do mal, Senhor, da infidelidade, do orgulho e do preconceito para com os que ainda não te conhecem; de perder tanto tempo e dinheiro com o que não tem valor; de julgar segundo as aparências; de não me importar em conhecer para entender e esclarecer. Livra-me do mal das falsas motivações; das dissimulações; do dolo e da mentira oportuna. Livra-me do mal da maledicência; da indiferença; da insatisfação com o que o Senhor me dá; da conformidade com a violência reinante; da impaciência com tudo e com todos; de minhas atitudes pedantes; da minha falta de atenção com os necessitados; de responder antes de pensar; de demonstrações iracundas; de reações coléricas. Livra-me do mal da falta de domínio próprio; de fraquejar na fé em momentos de dificuldade; de confiar mais na minha força do que na Tua Palavra; de falar o que não devo; do mal da murmuração; da procrastinação; da desistência; de me acovardar em tempos difíceis; da amargura e do rancor; do pensamento vingativo. Livra-me do mal da soberba; da presunção; da malícia; da calúnia; da inveja; da avareza; de difamar um irmão para me sentir superior; do cinismo; da impureza; das discussões; de dividir o Corpo com minhas opiniões. Livra-me do mal de achar que posso Te controlar; de não olhar para o Senhor como deveria; de pensar que sou merecedor ou que tenho algum mérito em mim mesmo. Livra-me do mal de sequer atentar para a inclinação soberba da minha carne; de não confiar em Ti; de dar preferência a ensinos e tradições humanas; de não considerar e não compreender a Tua magnitude e o Teu poder; de querer que o Senhor esteja às minhas ordens para satisfazer a minha vontade. Livra-me Senhor do mal."

segunda-feira, janeiro 21, 2013

Como estragar o Evangelho

Por J. C. Ryle

Você pode estragar o Evangelho por substituição. Você só tem de retirar dos olhos do pecador o maravilhoso objeto que a Bíblia propõe a fé, Jesus Cristo, e substituir outro objeto em Seu lugar: a Igreja, o Ministério, o Batismo, o Confessionário, ou Ceia do Senhor e a travessura está feita. Substitua qualquer coisa por Cristo, e o Evangelho está totalmente estragado! Faça isso, direta ou indiretamente, e sua religião deixa de ser Evangélica.

Você pode estragar o Evangelho por adição. Você só tem que adicionar a Cristo, o maravilhoso objeto da fé, alguns outros objetos como igualmente dignos de honra, e a travessura está feita. Acrescente qualquer coisa à Cristo, e o Evangelho deixa de ser um Evangelho puro! Faça isso, direta ou indiretamente, e sua religião deixa de ser Evangélica.

>> Continue a leitura em Bereianos (clique)

sexta-feira, janeiro 18, 2013

J. C. Ryle: A Bíblia é o principal meio...

"The Bible applied to the heart by the Holy Spirit, is the chief means by which men are built up and established in the faith, after their conversion."

Tradução (literal): "A Bíblia aplicada ao coração pelo Espírito Santo, é o principal meio pelo qual os homens são construídos e confirmados na fé, após a sua conversão."

— J. C. Ryle

quarta-feira, janeiro 09, 2013

Max Lucado: Fé a crença que...

Faith is not the belief that God will do what you want. Faith is the belief that God will do what is right.

Tradução: Fé não é a crença que Deus fará o que você quer. Fé é a crença que Deus fará o que é certo.

— Max Lucado

terça-feira, janeiro 08, 2013

Barbara Johnson: rosas e espinhos, reclamação e gratidão

Some complain because the rose has thorns; Some give thanks because the thorns have roses.

(Tradução) Alguns reclamam porque a rosa tem espinhos; alguns dão graças porque os espinhos têm rosas.

-- Barbara Johnson

sexta-feira, janeiro 04, 2013

O que esperar de 2013?

Por Fernando Leite

Esperar? De quem? Otimistas e pessimistas tem dado suas opiniões acerca da economia mundial e brasileira. Os escândalos políticos se acumulam gerando, nos otimistas, a esperança de que se vá para a prisão; enquanto os céticos já se contentam com os resultados até agora.

Mais importante do que esperar, é pensar em de quem esperar. Circunstâncias, homens, economia, governos, outros, só trazem ilusão e decepção. Como disse o profeta: 'Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço.' Quero então apresentar dois focos de sua esperança para que 2013 seja especial para você.

Esperar em Deus - Os Salmos 42 e 43 trazem três vezes uma auto exortação: 'Espera em Deus...'. Esperar em Deus não é a crendice otimista de que Deus fará alguma coisa melhor, mas, antes, é conhecer a mentalidade, orientação e promessas de Deus e então crer e obedecer, esperando que seus princípios eternos sejam realidade em sua vida. Isto requer uma esperança secundária...

Esperar em si mesmo - Não estou colocando este item em pé de igualdade com o anterior, mas sujeito ao anterior. Conhecendo as Escrituras, conhecemos as possibilidades; conhecer o que Deus faz, nutre uma fé otimista contra o que seria humanamente razoável esperar. Neste sentido, não adianta esperar utopicamente que Deus mude tudo, mas eu começo a dar atenção ao que Deus fala, eu O busco, eu O obedeço ainda que na dependência dÊle.

O que tem para acontecer em sua vida em 2013 não acontece apesar de você, nem a partir de você, mas depende de se colocar diante do Deus de toda graça e bondade para transformar a sua vida. Não perca a oportunidade do que Deus pode fazer em você e através de você.

Fonte: IBCU