terça-feira, maio 31, 2011

Posicionamento da AMTB quanto ao projeto de Lei PL 122/2006



AMTB - Associação de Missões Transculturais Brasileiras

A Associação das Missões Transculturais Brasileiras (AMTB), é uma entidade representativa de 43 agências missionárias que abrigam missionários vinculados a mais de 120 diferentes denominações evangélicas. Tem como missão pregar o Evangelho entre outros povos e culturas, através de uma evangelização que liberta e que, diferente da mera catequese impositiva de símbolos e práticas religiosas, tem por objetivo compartilhar os valores cristãos centrados em Jesus Cristo, tendo nas Escrituras Sagradas a sua única regra de fé e prática, numa abordagem dialógica e expositiva, respeitando os valores de cada grupo étnico ou social, a partir do direito inalienável de cada pessoa ter acesso a novas informações e repensar seus valores e princípios num ambiente de liberdade de consciência e expressão. 

Em função da tramitação no Senado Federal, do projeto de lei 5003/2001, PL122/2006 da Câmara dos Deputados, que visa à criminalização de manifestações contrárias à orientação sexual da homossexualidade, chamada lei da homofobia, e da recente decisão do Superior Tribunal Federal sobre a união estável entre pessoas do mesmo sexo, a AMTB vem a público manifestar o seguinte:

1- O artigo 5º da Constituição Federal em seu ‘caput’, afirma que todos somos iguais perante a lei, sem distinção de quaisquer naturezas, garantindo-se aos Brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida e à liberdade. Ao tratar das garantias fundamentais afirma que é livre a manifestação do pensamento e inviolável a liberdade de consciência e crença.

2- A Declaração Universal dos Direitos Humanos em seu artigo 19 acrescenta ainda que este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar receber e transmitir informações ou ideias por quaisquer meios.

3- Fundamentada nos valores cristãos de amor ao próximo e em sua experiência de respeito às diferenças culturais, a AMTB considera inaceitável qualquer tipo de discriminação, violência ou manifestação de ódio à qualquer pessoa em função de raça, credo, cultura, sexo ou posicionamentos individuais.

4- Entende que o respeito ao posicionamento de qualquer pessoa quanto à sexualidade
homossexual, não a torna correta por si mesma, e não pode impedir que quem dela discorde, expresse livremente sua opinião. A mesma sociedade democrática que reconhece o direito de escolha, pressupõe que valores de grupos ou segmentos não podem sobrepor aos dos outros, em um ambiente de convivência harmônica e pacífica.

5- Dentro do princípio de liberdade religiosa, a AMTB continuará expressando em sua evangelização que Deus criou homem e mulher, que a sexualidade heterossexual é a reconhecida pela Igreja de Cristo com base nos ensinos da Bíblia, respaldada pela tradição cristã e que por isso, considera a prática do homossexualismo como pecado, por contrariar a natureza criada por Deus. Este posicionamento, entretanto, não a impede de amar, respeitar e dialogar com pessoas de qualquer outra opinião.

6- Mesmo reconhecendo que o Estado Brasileiro é laico, consideramos como legítimo o posicionamento dos parlamentares cristãos, que em uma democracia representativa devem pautar sua conduta legislativa respeitando os valores da sociedade nacional, no caso brasileiro, de maioria cristã e que valoriza a família como base da sociedade. Portanto não se caracteriza interferência religiosa no estado a luta pela preservação do que preconiza a nossa constituição no Art.226, quando diz: “A família, base da sociedade, tem especial proteção do estado” e no seu parágrafo 3º “é reconhecida a união estável entre homem e mulher como entidade familiar”.

7- Considera legítima as conquistas de segmentos da sociedade que tem lutado por leis mais justas e igualitárias, no campo dos direitos civis. Entretanto as garantias extendidas às pessoas do mesmo sexo que vivem juntas, por um contrato de convivência, ainda que justas, não podem adquirir status de casamento ou família, uma vez que não atendem a outros requisitos sociais.

8- A AMTB considera inapropriado o uso do termo "homofobia" como vem sendo largamente imposto à opinião pública. A fobia como medo mórbido, aversão ou intolerância não condiz com o comportamento amistoso no relacionamento com pessoas, normalmente adotado pela comunidade evangélica, que se sente agredida pela forma pejorativa e acusatória com que tem sido tratada, ao zelar por suas convicções e pelo direito de expressá-las.

Finalmente conclamamos o Povo Brasileiro, em todas as suas divisões, o Congresso Nacional e as demais instâncias da Nação a se posicionarem contra a discriminação e a qualquer tipo de preconceito, mas também em favor da garantia dos direitos de liberdade e de expressão sem privilégios a qualquer segmento da sociedade em detrimento da democracia. A AMTB rejeita qualquer dispositivo legal que promova a censura e atente contra a liberdade e que criminalize o direito individual de consciência e de expressão individual ou coletiva.

São Paulo, 30 de Maio de 2011
Presidente: Silas Marchiori Tostes
1º Vice-presidente: Sérgio Paulo Martins Nascimento
2º Vice-presidente: Rocindes José Correa
1º Secretário: Pr. Valdir Soares da Silva
2º Secretário: Antonia Leonora van der Meer
1º Tesoureiro: Jéferson Martins Costa
2º Tesoureiro: Ronald Silva Carvalho

segunda-feira, maio 30, 2011

Quem pode ser líder na Igreja de Cristo?

Por Vlademir Hernandes

A escolha e nomeação de líderes na igreja de Cristo é um processo de vital importância, cuja eficácia é comprometida por dois posicionamentos extremos.

Por um lado, muitas pessoas potencialmente capacitadas pelos parâmetros apresentados nas Escrituras não se imaginam atuando como líderes, pois têm seus conceitos sobre liderança permeados por paradigmas humanos, ultrapassados e não valorizados por Deus.

Para estas pessoas, os líderes têm habilidades naturais que não podem ser aprendidas. Pensam que líderes são aqueles indivíduos visivelmente percebidos como tal, porque tendem a impor melhor suas idéias e conseguem manifestar sua influência sobre outros com muito mais intensidade do que são influenciados por estes.

Indivíduos com esse perfil são rotulados de "líderes natos" - aqueles superdotados no campo dos relacionamentos - cuja ascendência nas relações é notada desde a mais tenra idade. O sentimento de incapacidade é inevitável para muitos que possuem esse elevado e distorcido conceito sobre liderança cristã. Como conseqüência, a igreja de Cristo fica desfalcada de pessoas de valor que poderiam atuar com muita relevância na sua edificação.

Por outro lado, as demandas carentes de líderes se avolumam e mesmo imbuídos da mais nobre intenção de fazer com que as coisas na igreja aconteçam, somos impulsionados a nomear líderes ignorando as orientações bíblicas que deveriam nortear este ato.

As escolhas são direcionadas pela necessidade e, quando muito, por aquilo que se conhece das credenciais humanas, mas não pelos critérios apresentados nas Escrituras.

As experiências profissionais, as habilidades naturais e às vezes somente o fato de alguém aceitar o desafio são os elementos considerados suficientes para conduzir o processo. Como conseqüência, a igreja de Cristo acaba sendo liderada por pessoas biblicamente desqualificadas, cujas atuações são altamente prejudiciais à saúde do Corpo de Cristo.

Em um extremo verificamos a busca pelos poucos naturalmente superdotados e no outro extremo a postura de que qualquer um serve.

À luz dessas considerações, faz-se necessário desmistificar a liderança cristã, sem diminuir sua grandiosidade, e buscar na Palavra de Deus os princípios estabelecidos por Ele para colocar alguém nesta posição.

Se quisermos atuar em obediência ao Senhor, não podemos admitir procedimentos que ignoram Seus critérios para a escolha dos líderes da Sua igreja.

A Palavra de Deus nos apresenta em 1Timóteo 3 e Tito 1 os parâmetros essenciais para a escolha dos oficiais da igreja de Cristo, sejam eles bispos (ou supervisores), sejam eles diáconos. Os candidatos a líderes na igreja de Cristo, quer liderando algum ministério, quer atuando no diaconato, deveriam ser submetidos ao crivo dessas passagens. São essas qualificações que Deus espera encontrar nos candidatos a líderes do Seu rebanho.

Com isto em mente, destaquemos alguns aspectos essenciais derivados de uma análise mais cuidadosa dessas duas passagens:

Em primeiro lugar é interessante perceber que não vemos nessas passagens a busca por aquelas habilidades normalmente esperadas em um "líder nato". Deus não busca pessoas que "vendam bem suas idéias", ou que influenciem outros com sua personalidade forte, ou mesmo que possuam experiências significativas no mercado de trabalho.

Pelo contrário, Deus estabelece características que são virtudes cristãs acessíveis a todo servo fiel, e que podem ser didaticamente agrupadas da seguinte forma:

- Possuir um lar bem constituído (marido de uma só mulher, filhos fiéis e bem comportados sob disciplina - "pois se alguém não lidera a própria casa como cuidará da igreja de Deus?". A hospitalidade requerida do líder também está relacionada com seu lar - é como se ele dissesse "podem ficar em casa - não tenho nada a esconder!").

- Comportar-se exemplarmente (irrepreensível, bom testemunho dos de fora, primeiramente experimentado, justo, fiel em tudo, piedoso, respeitável, amigo do bem).

- Exalar humildade (modesto, não arrogante, não neófito - para não se ensoberbecer).

- Comunicar-se com santidade (uma só palavra, não maldizente)

- Manifestar autocontrole (domínio de si, sóbrio, temperante, não violento, inimigo de contendas, cordato, não dado ao vinho)

- Apresentar desapego material (não avarento, não cobiçoso de torpe ganância).

- Manejar bem a Palavra da Verdade (apto para ensinar, apegado à palavra fiel, poder para exortar no reto ensino e convencer os que contradizem).

Em segundo lugar é necessário admitir, como desdobramento natural desse entendimento aliado à disposição de obedecer ao Senhor, que será necessário em alguns contextos tomar a corajosa decisão de não realizar alguma obra por falta do obreiro qualificado, ou não preencher algum cargo pela mesma razão.

Finalmente, em virtude deste cenário avaliado, é imperativo ressaltar a importância de se investir em vidas, através do discipulado cristão, como plataforma de formação e capacitação de líderes.

Idealmente, uma igreja sadia deveria ter mais pessoas qualificadas, ou líderes em potencial, do que líderes em exercício - pois as virtudes esperadas dos líderes são na verdade manifestações da piedade, que são, a rigor, o padrão de Deus a ser almejado por todos os seus filhos.

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.institutojetro.com
URL: http://www.institutojetro.com/Artigos/lideranca_geral/quem_pode_ser_lider_na_igreja_de_cristo.html
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: Quem pode ser líder na Igreja de Cristo?
Autor: Vlademir Hernandes
Publicado em 24.04.2009

quinta-feira, maio 26, 2011

Feminismo Evangélico e a Bíblia

Queridos,

há pouco tempo o Pr. Mark Ellis abordou o assunto "confrontando o movimento feminista evangélico." Eu o conheço pessoalmente e indico para que todos possam escutá-lo através dos arquivos que compartilho no final deste post.

Veja abaixo alguns depoimentos de pessoas que estiveram presentes no evento sobre a preleção de Mark:

Um tema muito relevante para nossos dias precisamos de mais encontros como esse, foi muito bom!
Pr Reinaldo Routh da Cruz
Pastor da Primeira Igreja Batista do Jd Maria Antonia – Sumaré
Associação ABCLESP

Foi muito boa a palestra que ouvi, o Pr Mark foi bíblico, coerente e convincente. Mandou bem!
Pr Claudinei Nascimento
Pastor da Igreja Batista do Bom Retiro em Sumaré
Associação ABCLESP

De profunda edificação e de uma reflexão séria sobre o que a Bíblia deixa claro para nós.
Pr Manoel Pedro
Pastor da Igreja Batista do Guanabara – Presidente da Associação Batista de Campinas e Adjacências

Nunca ouvi alguém falar com tanta propriedade, convicção e segurança sobre este assunto, não existe como refutar essas argumentações, só se quiser inventar coisas.
Pr Marcos Gomes
Pastor da Primeira Igreja Batista em Limeira
Pastor presidente da Subsecção Ordem dos Pastores da Associação ABAMCESP

Abordagem biblicamente fundamentada e pastoralmente compassiva de um tema tão importante, que requer fundamentação bíblico-teológica e não argumentação baseada em experiências práticas e ditas pessoais com Deus (fruto de uma cosmovisão existencialista e neo-ortodoxa). Graças a Deus pela vida de Mark Ellis, que conseguiu com maestria atingir o seu objetivo.
Pr Leandro Borges Peixoto
Pastor da Igreja Batista Central de Campinas

Provou Biblicamente a inviabilidade do Ministério Pastoral Feminino
Pr Valdecir Lenço
Pastor da Primeira Igreja Batista em Louveira
Presidente da Associação de Jundiaí

Quem participou do encontro, independente da sua postura frente ao tema abordado, se deparou com uma reflexão profunda das Escrituras Sagradas, fruto de uma exegese séria que foi exposta de forma serena e muito respeitosa.
Pr. Lazarini (Pastor e escritor, Coordenador Acadêmico e Professor de Grego, Exegese e Novo Testamento da Faculdade Teológica Batista de Campinas).

Já promovi cafés de pastores de diversas personalidades evangéllicas, mas esta experiência foi sem igual devido a profundidade\erudição e ao mesmo tempo a profunda humildade do querido Mark, nos diversos encontros antes do dia 27 oramos muito, ele é muito piedoso!
Pr Cristiano Scuciatto
Presidente da OBPP Subsecção Campinas 


Arquivos de áudio (ambos com aprox. 50Mb)

Download opcional (via SugarSync - sugerido)

Mark Ellis e família


Website de Mark: http://drmarkellis.net/

quarta-feira, maio 25, 2011

Verdade ou Unidade: qual é mais importante?

Por Wilson Porte Jr.

Se você tivesse de optar entre a Verdade e a unidade no seio da Igreja de Deus, por qual você optaria? Você ama mais a Verdade ou a Unidade? É óbvio que ambas são importantes e que, quando vivenciadas na mesma igreja local, que isso é o ideal. Todavia, em um tempo quando a Igreja de Deus se encontra dividida por muitas ‘vozes’, ‘visões’, e ‘novas revelações’, torna-se necessário que nos questionemos: manter-nos unidos, mesmo sabendo que há mentira sendo pregada entre o nosso povo, ou manter-nos na Verdade, mesmo que essa custe o rompimento entre nós e pessoas que amamos?

Inacreditavelmente, a maioria tem optado pela unidade. A Verdade tem deixado de ocupar o lugar mais importante na Igreja de Deus. Não há mais uma luta pela Verdade, mas um discurso pagão em favor da unidade e do politicamente correto. Por quê? Porque deixamos de pregar o que é e quem é A Verdade!

Não podemos nos esquecer de que Jesus Cristo é a Verdade (Jo 14.6). Não há outra! Ele é, e tudo o mais, para ser verdadeiro também, deve estar nEle ou proceder dEle. Nesta batalha pela Verdade, nós só temos dois lados: ou você está com ela ou não. Ainda que uma espada tenha que ser colocada entre você e pessoas que você sinceramente ama, que você nunca deixe a Verdade!

Se você questionasse os membros de sua igreja quanto ao que é mais importante, o que eles responderiam: A Verdade ou a Unidade na igreja?

John MacArthur, em seu livro A Guerra pela verdade, descreve como esta está, agora mesmo, sob ataque. “Muita coisa está em jogo”, como diz Albert Mohler, sobre o livro de MacArthur. A mentira e a tolerância têm vindo de forma veloz sobre o povo de Deus, e este tem dado as boas-vindas para aquelas. O povo de Deus está em perigo! Muitos escolhidos têm sido enganados. E o que faremos? Deixaremos de falar a Verdade em amor? Deixaremos de pregá-la? Deixaremos de mencionar o nome daqueles que têm-na pervertido? Não! Devemos fazer como o Apóstolo Paulo em 2Tm 4.10,14; 1Tm 1.19-20; 2Tm 2.16-18 e Gl 2.9-11, dando nome aos responsáveis pelo veneno que tem, falsamente, alimentado muitos que amam sinceramente a Verdade.

MacArthur, em um debate no programa Larry King Live, da rede americana CNN, diz que vivemos atualmente uma guerra, e não uma briguinha, mas uma grande guerra “pela integridade, pela autoridade, pela veracidade, pela inerrância e pela inspiração da Bíblia”, diz MacArthur (veja o vídeo aqui).

A grande falácia de nosso tempo é que ‘não há verdade’, ‘tudo é relativo’ (como se essa afirmação já não fosse um absoluto) – cada um tem a sua própria verdade, e ninguém deve ficar julgando o outro. De fato, Jesus Cristo nos exortou a não julgarmos as motivações do coração de ninguém, pois somente Deus as conhece perfeitamente. Mas, em nenhum momento a Bíblia nos exorta a não julgarmos as palavras e atos públicos desse alguém, principalmente se essa pessoa estiver falando em nome de Deus.

Não se trata de odiar ninguém, pois “se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso” (1Jo 4.20). Trata-se de amarmos a Verdade, sincera e profundamente. Trata-se de amarmos a Deus sobre todas as coisas (ideologias, achismos, tradicionalismos, usos e costumes, líderes, etc.).

Que Deus tenha misericórdia de Sua igreja em nossa nação. Que Deus nos envie um genuíno avivamento espiritual, a fim de que possamos amar mais a Verdade, orar mais à Verdade, ler e pregar mais a Verdade: à Jesus Cristo, a própria Verdade que nos salva de toda mentira, veneno e engodo dos falsos mestres.

Fonte: Blog Fiel

terça-feira, maio 24, 2011

Homofobia não, homodiafonia sim!

Por Marcelo Gomes, Pastor.
1ª Igreja Presbiteriana Independente de Maringá
Recebido por e-mail

Por favor,não assuste. Sei que a palavra é estranha. Na verdade, trata-se de um neologismo. Eu mesmo o criei (ao menos, sua digitação nos sítios de busca não acusa qualquer resultado). Estava incomodado com o monopólio da outra. Do jeito que vai o debate, parece que o mundo divide-se entre homossexuais e simpatizantes, de um lado, e homofóbicos, de outro. Não concordo.

Homofobia, do grego “homo” (igual) e “fobia” (medo), significa, literalmente, “aversão, medo ou ódio em relação ao homossexual”. Dito assim, não me considero homofóbico. Não tenho medo, apenas discordo da opção e de sua pretensa legitimidade. Foi como cheguei a Homodiafonia, do grego “homo” (igual) e “diafonia” (dois sons distintos, dissonância, discordância). Significa, literalmente, discordância da opção homossexual. Meu caso. Explico:

1. Como cristão, que reconhece as Sagradas Escrituras como regra única de fé e prática, entendo que devo concordar com o apóstolo Paulo quando sugere que o homossexualismo é pecado e consequência do distanciamento do ser humano em relação a Deus: “por causa disso, Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram as relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. Os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão” (Romanos 1:26-27).

2. Como cristão, criacionista, isto é, que reconhece na origem do universo a decisão criativa e intencional de Deus, entendo que homens e mulheres foram feitos para um propósito supremo que envolve suas histórias, raças e gênero. Não posso aceitar que um homem, cuja constituição física não lhe faculta o pleno relacionamento com outro homem, ou que uma mulher, para quem ocorre o mesmo, defendam sua opção homossexual como natural. É uma escolha antinatural, que não resulta dos apelos do organismo (o qual não a acompanha) nem de qualquer confissão de fé que apresente um Deus pessoal e soberano (pois pressupõe o acaso ou um tipo de equívoco inicial).

3. Contudo, como cristão, que reconhece a fé como dádiva e a conversão como obra do Espírito, entendo também que as verdades bíblicas e suas implicações práticas não são impositivas, mas um convite à vida em abundância que Deus mesmo concede por sua graça. “Se alguém quiser vir após mim...” – disse Jesus. A igreja não deve se esforçar para obrigar o mundo a viver de acordo com suas convicções (equívoco da cristandade medieval que só produziu guerras e ódio), mas conquistá-lo com amor e testemunho vivo, para que todos vejam como vale a pena andar com Cristo e obedecer aos seus mandamentos. “Não é por força nem por violência...”

4. Como cristão, ainda, que reconhece o direito à vida e à liberdade, desde que não interfira na liberdade alheia, anulando-a, entendo que preconceito, discriminação ...ou perseguição refletem um espírito antibíblico e demoníaco, gerador de contendas e conflitos. Não concordo que a Igreja deva tentar negar aos homossexuais o direito à cidadania e aos acessos comuns a todos, mas também não admito que sua pregação e estilo de vida sejam violentados em nome de uma pseudo-tolerância, uma vez que mostra-se tolerante unicamente com um dos lados interessados. Quero viver numa sociedade onde homossexuais tenham direito de viver como bem entendem e que a Igreja tenha direito de pregar contra todos que vivem como bem entendem, desprezando, assim, a vontade de Deus.

5. Como cristão, que reconhece o poder de Deus para transformar o indivíduo e a coletividade, entendo que tenho o direito de incentivar e apoiar todo homossexual que, rendendo-se aos desafios do Evangelho, assuma que é possível e necessário renunciar a si mesmo e à prática do homossexualismo. Não direi que é doença, nem demônio, nem safadeza (pois, na esmagadora maioria dos casos, não é nada disso), mas que é uma opção contrária àquela que nos propõem as Escrituras, assim como a poligamia, a pornografia, a prostituição, o sexo antes do casamento e tantas outras questões não morais (socialmente, falando), mas espirituais, isto é, que reconhecemos e assumimos como artigos de fé. Um homossexual convertido pode tanto desenvolver uma dinâmica relacional heterossexual quanto tornar-se celibatário por amor a Deus. Tudo é possível ao que crê!

6. Como cristão, que confessa que Deus é amor, sou radicalmente contrário a toda forma de violência contra homossexuais ou quaisquer outros grupos minoritários, incompreendidos ou, simplesmente, diferentes.

7. Enfim, como cristão, que aprendeu com Jesus que piores que aqueles que a religião identifica como impuros e perdidos são aqueles que, religiosos, perderam a capacidade de ouvir a Deus e amar o próximo, digo que nenhum homofóbico, ou racista, ou idólatra, ou avarento, ou arrogante... pode ser um cidadão legítimo do Reino de Deus. Vamos cuidar das traves em nossos olhos antes de apontarmos os ciscos nos olhos alheios.

Por tudo isso, considero-me homodiáfono. Respeito os homossexuais em sua individualidade e sei que há muitos cuja postura e caráter envergonhariam muitos religiosos. No entanto, devo discordar de sua opção e convidá-los ao arrependimento e à autonegação a que tento me submeter diariamente, ainda que nem sempre com sucesso. Deus nos ajudará, ainda que nos faltem a força, os recursos e até as palavras

segunda-feira, maio 23, 2011

Pimenta nos olhos dos outros, ateísmo e religião

Recebido por e-mail 
Autor: William Douglas
Juiz Federal, Titular da 4ª Vara Federal de Niterói/RJ. Professor universitário. Mestre em Direito, pela Universidade Gama Filho (UGF). Foi aprovado em oito concursos públicos. É autor de diversas obras na áreas jurídica, de auto-ajuda e relacionadas a concursos públicos.

A campanha que a Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (ATEA) vem promovendo, em ônibus, nos grandes centros urbanos do país merece alguns comentários. Aplaudo a ideia de combater o preconceito contra ateus e agnósticos, aliás, como aplaudo qualquer evolução no sentido da mais ampla liberdade religiosa, o que inclui o direito de crença e o de não crença.

Contudo, a ideia, que é boa, foi muito mal executada. A ATEA conseguiu repetir os erros mais comuns dos maus religiosos.

Um banner da campanha afirma: “Religião não define caráter”; coloca a foto de Chaplin acompanhada da frase: “Não acredita em Deus”, e a de Hitler, com a frase: “Acredita em Deus”. Lamentável a parcialidade tão criticada nos religiosos ser repetida de forma tão grosseira. Por que não se colocou junto de Chaplin, um bom homem, a de Pol Pot, Stalin ou Mao Tse Tung, reconhecidos assassinos de milhões e que eram ateus? Teria sido mais honesto, mas optou-se apenas por mostrar um bom ateu. E quanto a Hitler? Por que não se colocou ao lado dos teístas, Madre Teresa? Ou o muçulmano Saladino, que respeitou igrejas cristãs e sinagogas mesmo após todas as crueldades que outras religiões cometeram contra as mesquitas? Ou o hindu Gandhi? A campanha teria sido muito mais feliz se mostrasse que em todas as crenças, ou mesmo sem elas, temos boas e más pessoas. Isso teria sido mágico.

Não é atacando o teísmo que alguém irá conseguir o respeito para o ateísmo, ao contrário. A reclamação da ATEA de que alguns veículos se recusaram a veicular as campanhas, ignora o fato de que as razões da recusa podem não ter sido o preconceito contra os ateus, que é errado, mas a recusa em se fazer uma campanha que se mostrou parcial e deselegante. As frases e ideias escolhidas são tão preconceituosas que parece que a defesa é a de que “preconceito ruim é só aquele que nos atinge”.

Não sei de onde saiu a frase: "A fé não dá respostas, só impede perguntas." Apenas um grande desconhecimento da religião dos outros pode dizer que a fé impede perguntas. Ao menos na minha, desde os profetas até o próprio Jesus, as perguntas são livres, e muitas, e incentivadas. E dizer que a fé não dá respostas também é preconceituoso: se as respostas não agradam a alguns nem por isso deixam de ser respostas para aqueles que, como eu, ficaram satisfeitos com elas. Mais que isso, traz a foto de uma pessoa encarcerada, como se todos os que tivessem fé fossem encarcerados... o que realça a postura arrogante, comum a muitos ateus e teístas: a de que apenas o que eles mesmos creem ou deixam de crer é a verdade. Por fim, mostra desconhecer (ou querer ignorar) quantos foram os encarcerados que saíram da vida de crimes pela intervenção dos movimentos religiosos dos mais variados matizes. As grandes universidades de hoje começaram, anote-se, de movimentos religiosos. Dizer que não temos respostas e que impedimos as perguntas é, no mínimo, falta de informação. Não crer nas respostas da fé é uma coisa, dizer que elas não existem é outra.

A foto do ataque de 11 de Setembro ao lado da frase: "Se Deus existe tudo é permitido” é desonesta. Primeiro, pois escolhe dentro do islamismo uma linha que o próprio islamismo, em grande parte, critica. Em suma, a ATEA escolheu o que a religião tem de pior para falar mal da religião. Ao invés de ir contra o preconceito, repetiu-o.

A citação da frase: “Se Deus existe tudo é permitido” me pareceu, no mínimo, deselegante, pois é exatamente o contrário da conclusão a que se pode chegar do que Dostoievski escreveu no romance Os Irmãos Karamázov: "Se Deus não existe, tudo é permitido". Ou estamos diante de desconhecimento ou de um aproveitamento de frase com a inversão do seu sentido, o que seria, no caso, o pior dos plágios.

Enfim, preconceito, desconhecimento, arrogância, uso invertido de frase conhecida e parcialidade, para não ir muito longe. Conheço amigos ateus que devem ter se sentido muito mal representados por esta campanha, assim como me sinto muito mal representado, na qualidade de quem acredita em Deus, por Hitler e por terroristas (escolha feita pela ATEA para criticar o preconceito).

Uma pena que, ao invés do alto nível intelectual e pluralista de tantos ateus que eu conheço, a campanha, tão boa em seu propósito, tenha sido desastrosa na sua execução, como se o seu fim fosse dizer: “Aceitem-nos! Nós conseguimos ser tão preconceituosos e agressivos quanto vocês”. O lamentável é que a campanha ignorou bons exemplos de tolerância, esclarecimento e educação, tanto no ateísmo quanto na religião.

sábado, maio 21, 2011

Aconselhamento pré-nupcial e pornografia

9Marcas: Qual é a “sabedoria convencional” acerca da saúde e felicidade no casamento entre cristãos evangélicos? Você se diferenciaria dessa “sabedoria convencional”? Como?

Winston Smith: Eu penso que a palavra da moda hoje – não só para casamentos de cristãos, mas nos casamentos em geral – é compatibilidade. A idéia é de localizar a sua “alma gêmea” ou a pessoa que é mais compatível com você.

Há algo complicado sobre a idéia de compatibilidade. Existe uma sabedoria fundamental que você realmente vê em Provérbios sobre compatibilidade. O casamento é muito mais difícil quando você se casa com alguém que você não gosta. “Como um constante gotejamento é uma esposa briguenta”. Você não deve se casar com alguém que você não gosta ou não se dá bem. Isso pode soar como estupidez, mas as pessoas fazem isso. É onde as Escrituras dizem: “Sim, a compatibilidade significa alguma coisa.”

O escorregão vem quando nós vamos além do que uma compreensão superficial de compatibilidade – encontrar alguém que faz minha vida mais fácil ou me faz sentir bem. Nós caímos nessa concepção de “relação de consumo”, onde saímos no mundo e vamos procurar um parceiro em potencial, da mesma forma como vamos a uma mercearia. Nós não olhamos os outros como alguém que somos chamados a amar. Temos a tendência de desenvolver a visão de túnel, olhando para o que é adocicado e doce. Nós realmente tomamos decisões ruins, mais do que tomamos boas decisões. Devemos ter muito cuidado sobre como nós falamos sobre a compatibilidade. Não há problema em falar sobre isso e reconhecê-la como um fator, mas quando se está sozinho, ela só serve o egoísmo e o pecado do coração humano.

PRIORIDADES BÍBLICAS E ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMONIAL
9M: Se a chave para um casamento saudável não é apenas a compatibilidade, o que é? Ou deixe-me colocar isto em um contexto do mundo real e fazer a pergunta assim: Qual é a coisa mais importante a dizer a um casal envolvido no aconselhamento pré-nupcial? Qual é a coisa mais importante que elas precisam para começar?

WS: Sempre que eu me encontro com um casal que está planejando se casar, uma das coisas que eu sempre tenho que ter em mente é que eu estou olhando para as pessoas que são à prova de bala. Essa é a maneira que eu penso. Em outras palavras, quando um casal começa a me procurar para o aconselhamento pré-marital, eles geralmente já estão noivos. Alguém gastou alguns milhares de dólares em um anel de noivado. Às vezes, os convites do casamento já saíram, e eles realmente não estão lá para ouvir sobre seus problemas. Eles vieram para obter um selo de borracha – a aprovação para que eles possam ir em frente com confiança. Meu trabalho é ajudá-los a entender que existem razões importantes para que eles abram seus problemas e possam vê-los.

Acho que na maioria das vezes, os jovens se casam porque em seu namoro a experiência ensinou-lhes que eles são realmente bons em se divertir uns com os outros. Eles têm desfrutado beber e comer uns com os outros. E eles querem fortalecer a diversão com o casamento. É muito bom estar casado com alguém que você goste de se divertir, mas em última análise o casamento não é diversão. Diversão pode ser um dos grandes subprodutos do casamento, mas em última análise, um casamento é um retrato do relacionamento de Cristo com sua noiva, a igreja, e seu amor por ela. É a nossa oportunidade e nosso dever de no casamento refletir essa imagem.

E você quer saber? Esse tipo de amor não apenas aparece nos momentos bons e felizes. Esse tipo de amor às vezes é mais visível quando as coisas dão errado. Nós conhecemos o amor de Cristo, porque ele veio para nós em nossa bagunça, nossa feiúra, nossa fragilidade e nossa revolta. Este tipo de casamento requer um par para satisfazer um ao outro nos momentos desarrumados e lugares assustadores. No aconselhamento matrimonial, quero preparar as pessoas para esta parte mais crítica da imagem de Cristo. Eu preciso fazê-los estarem dispostos a olharem para a confusão, antes de se casar. Assim eles vão saber se eles estão fazendo uma decisão sábia.

9M: Existe algo mais que é crucial para o aconselhamento pré-matrimonial?
Acho que a palavra chave para o aconselhamento pré-marital é sabedoria. A decisão de se casar com alguém não é sobre a manutenção de um elevado nível emocional. É sobre tomar uma decisão sábia. A sabedoria dessa decisão se baseia em escolher alguém para casar-se que você vai gostar, não apenas em seus pontos fortes, mas alguém que você estará preparado para amar e ministrar em suas fraquezas. Então, ao contrário, uma decisão sábia é escolher alguém que o amor não aparece só nos momentos de diversão e de seus pontos fortes, mas que vai ministrar a você e amá-lo em sua fraqueza. Essa é uma decisão sábia.

O que eu quero fazer no aconselhamento pré-matrimonial não é dizer-lhes se eles devem ou não casar com esta pessoa. Eles são livres para se casar com qualquer cristão que seja. Mas eu quero perguntar:
“O que seria uma decisão sábia ao olhar para você?”

“Aqui está o que eu estou aprendendo sobre as suas tentações e sua maneira de viver. Aqui está o que eu estou aprendendo sobre a outra pessoa, a maneira dela de viver, suas tentações e seus pecados. Como isso ficaria seu aconselhamento se você tentasse ministrar isso na vida deles?”

“Aqui é o lugar onde suas forças estão, e aqui é onde suas fraquezas estão. Aqui é a maneira que a carne seria provavelmente fora do casamento. Agora você decide. É um ministério que você está disposto a empenhar-se para o resto da sua vida? Esta é realmente uma decisão sua, não minha. ”

Em raras ocasiões, eu me senti compelido a dizer: “Isso vai ser um desastre se vocês se casarem.” Mais freqüentemente eu direi: “Esta é minha opinião de como eu acho que vai ser e cabe a vocês decidirem se está Ok para vocês ou não.”

MUDANÇAS CULTURAIS E PORNOGRAFIA
9M: Como você acha que a cultura mudou ao longo dos últimos quinze ou vinte anos? O que você acha que os casamentos estão enfrentando agora que eles podem não ter enfrentado há vinte anos atrás?

WS: Há, provavelmente, muitas pressões culturais que fazem o casamento diferente do que era até 15 ou 20 anos atrás. Vou apenas apontar um, porque é uma das mais insidiosas. Eu vi uma e outra vez quão poderosa e destrutiva a pornografia está nos casamentos. Claro, a pornografia existe a mais do que 20 anos, mas o que mudou nos últimos 20 anos é a tecnologia. No passado havia uma barreira de vergonha que você tinha que estar dispostos a cruzar. Para realmente se jogar na pornografia, você tinha que ir para uma parte diferente da cidade. Você tinha que sair de  carro, entrar numa loja e estar disposto a ser visto. Seu nome e seu rosto estariam associados com o material que você fosse o manusear. Agora parece quase anonimato garantido. Não é apenas disponível para você, é quase invasivo. É promover a si mesmo. Ela irá aparecer em seus e-mails. Ela vai aparecer no menu do filme no quarto do hotel. Provavelmente quão melhor for o hotel, mais fácil será para ver pornografia e mais descaradamente ela é exibida.

A pornografia está na ofensiva contra você. Ela está vindo atrás de você. Então você tem que ter motivos reais para dizer não a ela, não só porque você vai ser pego. Isso não é uma razão suficiente, porque você vai ter a oportunidade de entrar secretamente da mesma maneira. O modo de pornografia mudou, e a mensagem tornou-se amplificada. Sem ser específico, quem viu, pornografia provavelmente sabe do que estou falando. A pornografia é, em última instância sobre as relações anônimas e sem sentido, onde todo o foco é a satisfação pessoal.

O sexo é maravilhoso, mas o sexo é destinado por Deus para comunicar significado e propósito. Destina-se a comunicar o compromisso de Deus, a aliança e sacrifício de amor, carinho e cuidado. Não se pretende comunicar uma liberdade para fazer o que você quer fazer com o foco em si mesmo, e se envolver em anonimamente em relacionamentos sem sentido. Você pega as mensagens anti-relacionais da pornografia as põe junto com um elevado conjunto fisiológico e você tem algo realmente desagradável em suas mãos. Ela não apenas escraviza tempo de uma pessoa, mas também da vida e do pensamento. Ela começa a invadir o resto de suas relações. Aquelas mesmas mensagens de conveniência, prazer e “auto-foco” dão vazamentos em toda a sua vida -  Elas não ficam apenas em seu computador.

9M: Você tem algum conselho para dar a pastores e igrejas para que tomem a ofensiva – jeitos com que elas podem ser pró-ativas na batalha contra a pornografia?
 
WS: Acho que uma das maneiras que as igrejas devem trabalhar contra essa ameaça, de maneira bem simples, é começar a falar sobre isso. E não apenas falar sobre isso como algo que está lá fora, na cultura, mas falar sobre isso como algo que vem atrás de nós como indivíduos e famílias da igreja. Criar fóruns / espaços onde as pessoas que estão lutando com ele possam falar sobre isso sem vergonha ou tratados como cidadãos de segunda classe. Criar uma conversa aberta onde este problema é tratado com o mesmo cuidado, preocupação e carinho como qualquer outro pecado e lutas.

Este é um passo muito simples, mas ousado. Você precisa dizer: “Nós vamos falar sobre isso como se fosse um problema na nossa igreja, porque ele é”. É um fato. Naturalmente, esta conversa deve ocorrer como parte da cultura maior do discipulado e da responsabilidade que os pastores devem cultivar em suas igrejas.
Então seja realmente prático em dar ferramentas para que as pessoas façam algo a respeito:

• Se você tiver uma conexão de Internet em sua casa, pense nisso como um portal para uma loja de livros XXX. Você tem uma porta de sua casa que leva a uma loja de livros adultos se você tiver uma conexão de internet, televisão a cabo ou por satélite. Portanto, é preciso tratá-la como uma porta que precisa ser guardada e trancada. É bom se divertir com o computador, mas você precisa saber o que você está fazendo e por que você está fazendo o que está fazendo no computador. Você não está apenas passeando em seu computador;

• Limitar o acesso privado para o computador. Se você tiver um computador de mesa, coloque-o em uma área de família, com a tela virada para o meio da sala.

• Há todos os tipos de softwares disponíveis que são eficazes, mas nenhum software é infalível. Existem várias opções de software que são eficazes em erguer uma barreira (amarrando alguns arames farpados). Se quebrar, é porque você queria romper – não porque você estava aprisionado.

Há todos os tipos de coisas básicas que podemos fazer para nos proteger, mas parece que estamos andando ao redor das igrejas com ingenuidade. As pessoas estão assumindo: “Ninguém está falando sobre ela (pornografia) então não deve ser um problema.” Tenho visto inúmeros exemplos de pastores e administradores da igreja, que foram enganados pela pornografia. Já aconselhei pessoas que trabalham com limpeza e que entram nos computadores à noite para olhar pornografia nos lugares que estão limpando.

Espero que, algumas destas sugestões sejam úteis na batalha contra este problema prevalente.

CONSTRUINDO CASAMENTOS SAUDÁVEIS
9M: Como construir uma cultura de casamento saudável nos casamentos da igreja? Quais são os passos práticos que pastores podem buscar para construir um casamento saudável?
 
WS: Eu acho que sempre que você considerar como fazer algo na igreja, você deveria começar com: como faço para dar exemplo? Não pule para um programa. Não vá direto para uma estrutura. Considere o seguinte:
  1. Como eu vivo meu casamento na frente do meu povo?
  2. Como isso aparece no púlpito?
  3. Eu ministro sobre casamento no púlpito?
  4. Eu falo sobre relacionamentos que tem propósitos no púlpito?
  5. Eu ajudo as pessoas entenderem, do púlpito, o que a graça e o amor parecem no dia-a-dia e detalhes da vida?
Todos amamos pregações que têm histórias engraçadas ou até piadas. O que realmente precisamos são aplicações que sejam reais, até na forma como você fala com os outros. Como você luta com os outros? Como você os perdoa? Como você lida no dia-a-dia de onde você vive?

Traduzido por Rafael Bello
Fonte: Iprodigo

sexta-feira, maio 20, 2011

Homossexuais podem ser cristãos?

Por C. Michael Patton

Já me perguntaram isso algumas vezes ao longo dos anos e, recentemente, essa questão surgiu novamente. Homossexuais podem ser cristãos? Ou, melhor, existe algo como um “cristão homossexual?”. Muitos acreditam que alguém que se envolve em um estilo de vida homossexual está necessariamente excluído do Reino de Deus, a não ser que se arrependam. E o arrependimento aqui significa uma mudança de pensamento rapidamente seguida de uma mudança no estilo de vida. Em outras palavras, enquanto alguns vão dizer que um homossexual pode ser salvo, a salvação garantiria uma mudança de vida em um período curto de tempo.

Enquanto eu concordo com aqueles que dizem que o homossexualismo é um pecado terrível (Levítico 18.22, 20.13; Romanos 1.27; 1 Coríntios 6.6; 1 Timóteo 1.10), eu não creio que ele esteja além da carnalidade do crente. Também não acredito que, se alguém pratica o homossexualismo por toda sua vida, está necessariamente excluído do Reino de Deus. Espero que ninguém confunda o meu argumento. Eu, de forma alguma, apóio o comportamento homossexual ou procuro relativizar seu aspecto abominável perante o Senhor. Mas eu penso, sim, que nós que não somos tentados dessa forma muitas vezes falhamos em enxergar a seriedade da luta que as pessoas que cometem esse pecado enfrentam.

O pecado e a tentação sexual é uma parte da vida de qualquer um. Nascemos com uma inclinação a satisfazer essa parte de nossa humanidade criada por Deus. Alguns irão suprimir essa inclinação por causa de um chamado de Deus para suas vidas (celibato, por exemplo). De qualquer forma, o pecado corrompeu essa inclinação e todos nós nascemos infectados pelo pecado. Por conta de estímulos, genética, influências culturais e outros fatores, pessoas experimentarão essa corrupção de diferentes formas. Pessoalmente, nunca senti nenhuma inclinação para expressar minha corrupção sexual de alguma forma focada no mesmo sexo. Por quê? Não necessariamente por causa das boas escolhas que eu fiz, mas porque a genética, os estímulos e as influências não levaram a isso. Eu nunca tive aquela inclinação pecaminosa que gerasse em mim uma atração por alguém do mesmo sexo. Não me entenda mal. Eu tenho uma inclinação sexual pecaminosa, mas é mais do tipo comum. Isso não se justifica nem me faz mais justo que um homossexual; é simplesmente um fato que é um pecado que eu nunca tive que enfrentar.

Agradeço a Deus por ser esse o caso porque eu sei que qualquer inclinação pecaminosa que eu tenha eventualmente vai levar o melhor de mim. É assim que funciona uma vida corrompida. Eu também sei que não serei liberto totalmente das minhas inclinações até que ocorra a restauração do meu corpo na ressurreição. Eu só preciso fazer o que for possível para controlá-las até que isso aconteça. E, como diz a música do U2, “alguns dias são melhores que os outros” [some days are better than others]. Eu consigo me identificar com outros pecadores porque sou um também. Eu consigo me identificar com aqueles que possuem uma inclinação porque eu também tenho uma (várias, na verdade). Assim, quando vejo alguém cedendo à inclinação do homossexualismo, me entristeço. Compadeço-me deles porque o problema é, essencialmente, o mesmo que o meu. Temos uma natureza corrompida que nos faz suscetíveis a essas inclinações.

Agora, de volta à questão do momento. Homossexuais podem ser cristãos? Essa é uma questão teológica que evidencia uma falta de entendimento do pecado e da redenção. Ela revela um grande engano sobre a natureza do pecado ao colocar o homossexualismo em sua própria categoria separada, por causa de sua natureza depravada. Se, por um lado, eu acredito que o homossexualismo é um pecado pior do que muitos outros (isso mesmo, nem todos os pecados são iguais, como alguns de nós acreditam), por outro, não acredito que aquele que possuem essa inclinação deveriam ser vistos de forma diferente dos outros.
Nós poderíamos elaborar a pergunta da seguinte forma: pessoas que tem inclinações pecaminosas podem ser cristãs? É claro. Quem mais poderia? Cristo foi o único que nunca teve uma inclinação pecaminosa. Tudo bem então, que tal assim: pessoas que tem inclinações pecaminosas realmente ruins podem ser cristãs? Novamente, a única resposta bíblica é sim. Pessoas que tem inclinações pecaminosas realmente ruins podem ser cristãs. No fundo, a pergunta que está sendo feita é: pecadores podem ser cristãos? Novamente eu digo, quem mais poderia ser?

Alguns podem responder dizendo que, mesmo que admitam que homossexuais possam ser cristãos, eles precisam passar por um processo de superação do comportamento pecaminoso. Em outras palavras, eles precisam demonstrar uma consistente e perpétua vitória sobre essa inclinação. Espera aí. Enquanto eu concordo que os homossexuais podem vencer essa inclinação, e muitas vezes, de fato, vencem ao ponto de abandonar totalmente esse estilo de vida, eu não penso que necessariamente é isso que vai acontecer. Eu diria que na minha vida há inclinações que eu sinto que já venci e há outras que permanecem como uma teia de aranha, grudentas e persistentes. Essa é uma teia de engano e destruição que pode facilmente nos aprisionar. Veja o que diz o livro de Hebreus:
“Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé” Hb 12.1-2
O escritor de Hebreus fala que essa teia “nos rodeia”. A passagem, no original, fala do ten euperistaton hamartian – literalmente, “o pecado que captura”. Eu acredito que a referência principal do “pecado que [nos] captura” é o pecado da descrença (o assunto do livro), mas esse pecado da descrença se manifesta no pecado particular. Em outras palavras, o pecado da descrença nos leva a praticarmos nossas inclinações particulares. E, além de tudo, somos “rodeados” por isso.

Novamente: enquanto eu concordo que os homossexuais podem e devem  vencer esse pecado, pode acontecer de a batalha não ser tão simples assim. Essa batalha pode ser uma luta contra os próprios atos do homossexualismo ou uma luta constante contra os desejos até o fim da vida. E isso não é diferente para nenhum cristão que não tenha inclinações para uma vida de homossexualismo. Muitos de nós temos outras sérias inclinações que podem nos perseguir até a vinda do Reino.
Muitos se referem à exortação de Paulo aos coríntios para olharem para as vitórias sobre o pecado, como se dizendo que eles não praticassem mais tais coisas ou estivessem toltalmente livres delas. Um desses pecados é o do homossexualismo.
“Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus. Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus.” 1 Coríntios 6.9-11
Por mais que isso pareça ser bem direto após uma leitura mais rápida, não creio que esse trecho apóie a idéia de que homossexuais não possam ser cristãos por duas razões principais. Primeiro, as pessoas para quem Paulo estava escrevendo eram pecadores e estavam sendo exortados por Paulo. Olhe o que ele escreve três capítulos antes:
“Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo. Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebê-lo. De fato, vocês ainda não estão em condições, porque ainda são carnais. Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos?” 1 Coríntios 3.1-3
Eles eram carnais. Os pecados descritos em 6.9-10 são pecados carnais. Isso significa que os coríntios não estam indo necessariamente muito bem. Mesmo assim, Paulo fala que eles eram lavados e santificados. Dessa forma, ou Paulo sofria de algum tipo de amnésia ou nós precisamos entender 6.9-11 de forma diferente, o que nos leva à segunda razão pela qual acredito que essa passagem não possa ser usada para sustentar a idéia de que homossexuais não possam ser cristãos. Paulo identifica os cristãos com Cristo, não com a sua disposição pecaminosa. No pensamento Paulino, aqueles que foram envolvidos pela justiça de Cristo não são mais identificados de acordo com suas inclinações pecaminosas, mesmo que essas inclinações continuem a envolvê-los. Os coríntios estavam envolvidos com suas inclinações, mas Paulo os enxerga através da justiça de Cristo. É por isso que Paulo poderia dizer “assim foram alguns de vocês”. Isso não fez que os pecados fossem menos severos, mas isso significa que a redenção de Cristo, na teologia Paulina, redimiu o pecador, mesmo ainda em estado de pecado. Aqueles que não possuem a cobertura da justiça de Cristo ainda são identificados pelos seus pecados perante os olhos de Deus. Logo, entendendo esse contexto, é verdade, imorais, ladrões, adúlteros, homossexuais e todos os outros ímpios (que não estão cobertos pela justiça de Cristo) não herdarão o Reino de Deus. Mas, ainda bem, nós fomos cobertos pela justiça dEle e fomos separados, mesmo sendo ainda pecadores.

Mais uma coisa. Muitas vezes eu ouço essa concessão: tudo bem, eu acredito que homossexuais possam ser salvos, mas eles não podem acreditar que seu pecado é aprovado por Deus ou tentar justificá-lo. Por mais que eu entenda e concorde até certo ponto com isso, ainda tenho algum cuidado e acho que isso não é sempre o caso. Todos nós temos maneiras de justificar nossas inclinações, seja lá quais sejam elas. Às vezes, nós minimizamos o peso delas e, às vezes, simplesmente as negamos. Também é comum que a situação seja tal que nós simplesmente não as tratemos de forma alguma. Pedro viveu doze anos após a ressurreição de Cristo justificando sua crença de que os judeus eram melhores que os gentios. Ele viveu por doze anos após se tornar um cristão acreditando que, por ser um judeu, era tão melhor que os gentios que não poderia pisar na casa de um. Falando a Cornélio, um gentio, e a sua família, ele disse “Vocês sabem muito bem que é contra a nossa lei um judeu associar-se a um gentio ou mesmo visitá-lo. Mas Deus me mostrou que eu não deveria chamar impuro ou imundo a homem nenhum.” (Atos 10.28). E se Pedro tivesse morrido no ano onze? Ele teria morrido após viver toda a sua vida cristã sendo um racista orgulhoso. No Novo Testamento, o racismo é considerado muito mais ímpio que o homossexualismo. Logo, por mais que eu acredite que a convicção do Espírito Santo deva estar lá e vai mudar nossos corações, nós temos essa grande inclinação a justificar nossa pecaminosidade para nós mesmos, para os outros, ou simplesmente ignorá-la.

Tendo dito tudo isso, é necessário reconhecer a profunda pecaminosidade da perversão sexual. Homossexualismo é um pecado, e um dos mais destrutivos. Mas precisamos tomar cuidado e sermos graciosos com aqueles que lutam contra esse pecado, entendendo que a luta contra o pecado é comum a todos nós. A solução é não se comprometer com a agenda politicamente correta da nossa cultura, que transforma qualquer pecado em uma escolha de estilo de vida perfeitamente aceitável, mas ao mesmo tempo, sermos graciosos, sabendo que a única esperança que alguém pode ter é ser coberto pela justiça de Cristo, não a nossa.

Um homossexual pode ser um cristão? Sim. Todos os pecadores podem ser cristão. De fato, todos os cristãos são pecadores. Que olhemos todos para essa questão importante à luz de um entendimento profundo da luta contra o pecado e que Deus nos ajude a vencer as nossas inclinações.
“O pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo” Gênesis 4.7
Fonte: iPródigo

quinta-feira, maio 19, 2011

Dr. Zenóbio Fonseca denuncia decisão do STF sobre união gay

Dr. Zenóbio Fonseca (assessor jurídico) aponta abuso de poder do STF ao legislar a imposição de normalidade como família a vida sexual de dois homens. A gravação foi feita em 09/05/2011 às 22h, na TV BOAS NOVAS, no programa "Cabeça pra Cima".




Contato: zenobiofonseca@gmail.com

quarta-feira, maio 18, 2011

E o Brasil, com quem vai contar?

Por Sérgio Ribeiro
Presidente da Missão Juvep


A história é prodiga em mostrar que atitudes omissas e de paciente covardia alimentam cães e armam palcos de futuras tragédias.

Mussolini invadiu em 1936 a Etiópia e as principais nações européias não fizeram nada e Hitler, dois anos depois, invadiu a Áustria e novamente nenhuma nação reclamou. O fascismo e o nazismo tomaram força com a omissão das democracias e a Segunda Grande Guerra devastou a Europa e o Japão, mais de 40 milhões de pessoas morreram e todo o mundo lamentou com copiosas lágrimas e profundas dores a omissão do pacifismo covarde da França e da Inglaterra nos últimos anos da década de 1930.

No Brasil estamos vivendo, nos últimos anos, uma orquestração multissetorial para, de diferentes formas, homossexualizar toda a sociedade. Setores do poder político, econômico, intelectual e midiático esforçam-se para mudar leis e impor leis heterofóbicas, teofóbicas e estabelecer uma nova ordem social em que a igualdade entre todos os cidadãos perante e lei seja substituida pela elevação do pequeno, e crescente (e presente em todas as instâncias e cortes do poder), segmento homossexual à (única) classe de cidadãos especiais. A sociedade brasileira está sob a ameaça ideológica de uma ditadura dessa minoria. Veja o que diz o Dr. William Douglas (Juiz Federal, Titular da 4ª Vara Federal de Niterói/RJ):

O PLC 122, em sua mais nova emenda, quer deixar ao movimento gay o direito de usar a mídia para defender seus postulados, mas nega igual direito aos religiosos. Ou seja, hoje, já se defende abertamente o desrespeito ao direito de opinião, de expressão e de liberdade religiosa. Isso é uma ditadura da minoria! Isso é, simplesmente, inverter a mão do preconceito, é querer criar guetos para os religiosos católicos, protestantes, judeus e muçulmanos (e quase todas as outras religiões que ocupam o planeta) que consideram a homossexualidade um pecado. Sendo ou não pecado, as pessoas têm o direito de seguir suas religiões e expressar suas opiniões a respeito de suas crenças. E se o STF entender que o direito de opinião e expressão não é bem assim? Isso já é preocupante, porque o precedente acaba de ser aberto. E se o STF quiser, assim como adentrou em atribuições do Congresso, adentrar naquilo que cada religião deve ou não professar?*

Como cristãos não podemos marcar nossos dias com a omissão e covardia. A liderança da igreja do Senhor Jesus Cristo no Brasil deve tomar nas mãos as armas espirituais que são “poderosas em Deus para desfazer sofismas e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus”, 2 Co 10:4,5. A igreja de Cristo deve orar (com discernimento e sabedoria) e jejuar por esta nação, pelos governantes e por todo aquele que, neste país, está investido de autoridade. Mas, deve também sair à luta, fora dos templos, como Mahatma Ghandi em sua luta pacífica que mobilizou milhões na revolução não violenta que culminou na independência da Índia. Sim, a igreja deve de todas as formas pressionar os legisladores e as autoridades de nossa nação para que a famigerada PL 122/2006, conhecida como lei contra a homofobia, seja jogada no seu devido lugar – o lixo. 

A igreja deve pregar a Palavra, suas verdades supraculturais e atemporais, proclamar a Salvação em Cristo, influenciar a sociedade com os valores cristãos, éticos e democráticos, de respeito, da igualdade universal perante a lei, de amor e perdão. E também denunciar as obras das trevas, desde os pecados ocultos e privados, até os pecados públicos, estruturais e culturais.

Vale ler trecho de um e-mail enviado recentemente pelo Bispo Anglicano Dom Robinson Cavalcanti à liderança da Aliança Cristã Evangélica do Brasil: “Não se pode tratar de forma igual situações diversas. Não se trata de por maior peso nos pecados sexuais ou homossexuais, mas uma situação única (por enquanto) na história da humanidade: uma categoria de pecadores se organiza para se retirar da lista de pecadores e de proibir que os considerem assim (e os chamem ao arrependimento e à novidade de vida), com a possibilidade concreta de criminalizar o direito de expor, propor e contrapor (não somente dentro dos templos, mas no espaço público, os areópagos da vida) o que as Sagradas Escrituras ensinam e o consenso dos fiéis assim o entendeu por dois mil anos, iluminados pelo Espírito Santo. Aceitar o veto do século? Revisar os conceitos a partir do imposto pelo século? Discriminar os homossexuais não os tratando como pecadores e não lhes possibilitando o novo nascimento? Vejo carência de coragem, busca de aceitação e respeitabilidade social, temor de martírio e uma tentativa de 'humanizar' Deus ou seguir a um Cristo sem Escrituras. O Evangelicalismo - nesse tema também - vai se tornando setorialmente liberal, porque é conveniente”.

“Honremos a memória nos nossos antepassados na fé”, conclui Dom Robinson, que me faz lembrar de homens com os quais suas nações puderam contar nos momentos de crise moral e política de suas histórias: Os EUA, com Martin Luther King; a África do Sul, com Mandela; a Índia, com Ghandi. O Brasil, com quem vai contar?

Vamos por os crentes nas ruas, manifestar nossos descontentamentos aos membros do STF e do governo federal, entrar nos gabinetes dos parlamentares, lotar suas caixas eletrônicas com nossos e-mails escritos com respeito e sabedoria acerca das ameaças sob as quais estamos vivendo de perdermos a liberdade religiosa e de expressão e de sermos vítimas de preconceitos e da intolerância de parte da comunidade homossexual de nosso país. Omissão e covardia, jamais! Não fazem parte da índole e nem do caráter da Noiva do Cordeiro.

Peçamos a Deus a graça de manifestarmos o amor de Cristo aos homossexuais de nossa nação, e por amor a Cristo e a eles não nos olvidemos de confrontá-los com seus pecados e partilharmos com eles, e com todo cidadão brasileiro e do mundo, as boas novas do Evangelho de Cristo. E lutarmos, em oração e no exercício de manifestações convictas, efetivas e pacíficas, por uma nação justa, igualitária, sem preconceitos, democrática, que assegure aos seus cidadãos livre expressão e que respeite os princípios cristãos e todas as manifestações de fé e de não-fé.

* http://www.memesjuridico.com.br/jportal/portal.jsf?post=33471

terça-feira, maio 17, 2011

Carta aos Senadores - PLC 122/2006


O texto é reproduzido do blog dos eleitos. Leia e entenderá porque está aqui também! Anime-se, escreva e faça com que nossos senadores saibam que temos opinião. Atenção: aceitarei comentários respeitosos e decentes, expressando opiniões argumentadas com racionalidade. Pela absoluta falta de tempo, reservo-me o direito de responder a alguns apenas... ou nenhum!

Conforme a agência de notícias do Senado, a senadora Marta Suplicy relatora do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 122/06 que trata da criminalização da discriminação por gênero e orientação sexual, deseja submeter o projeto a votação na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) nesta quinta-feira (12).

Diante do que aconteceu recentemente no STF e diante do que pode estar em vias de acontecer no legislativo, creio que nos cabe como cristãos fazer duas coisas: orar e trabalhar. No que diz respeito ao trabalho, uma das coisas que podemos fazer neste momento é enviar uma carta aos senhores senadores que fazem parte da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Abaixo oferecemos um modelo que você pode utilizar. Esta carta foi escrita pelo pr. Mauro Meister, que nos permitiu usá-la. Copie e cole o texto abaixo, mas não esqueça de colocar: sua função (se desejar), seu nome e rg.

_______________________________________

Excelentíssimo Senador da Republica,

Sou cidadão brasileiro e tenho os senhores por legítimos representantes do povo deste país no poder legislativo. Exerço a função de (coloque aqui sua função). A Comissão de Direitos Humanos do Senado está prestes a votar sobre o PLC 122, sobre o qual os senhores deverão posteriormente votar em plenário.

Por meio desta mensagem quero deixar a minha opinião. Creio que todo o cidadão deve ser protegido pela força da lei e de nossa Constituição Federal e que nenhum cidadão ou estrangeiro deve ser discriminado. Isto é o que mantém o estado de direito e faz com que tenhamos, de fato, um pais livre, em todas as necessárias liberdades, inclusive a liberdade de expressão. O artigo 5º de nossa constituição já garante isto:

"Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

VII - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva;

VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;"

A questão é que o proposto PLC 122 fere a nossa Constituição e o direito da liberdade de expressão e cria uma classe especial de cidadãos. Em que pese o fato de nosso estado ser laico, a liberdade religiosa no Brasil é protegida e faz parte do nascedouro da nossa nação. O PL 122 é uma ameaça a liberdade religiosa, à liberdade de consciência e à liberdade de expressão.

Assim, solicito, apesar das muitas funções e atividades, que este projeto seja objeto de sua especial atenção e apreciação. O povo brasileiro deve ser devidamente representado e considerado e não simplesmente um lobby de minoria que pretende calar a boca daqueles que não concordam com sua postura, ainda que respeitem seus direitos como cidadãos.


Atenciosamente,
(Coloque aqui seu nome)
RG: (o número de seu rg)
_________________________________________


A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) é composta por 19 senadores titulares e 19 suplentes (para ver a lista clique aqui). Mas no momento existem 15 nomes entre os titulares e 15 entre os suplentes. Por via das dúvidas o ideal é mandar a carta para todos eles. Abaixo você tem o nome de cada um deles com seus respectivos emails. Se puder envie a carta para todos eles.

Titulares
Ana Rita (PT) - ana.rita@senadora.gov.br
Marta Suplicy (PT) - marta.suplicy@senadora.gov.br
Paulo Paim (PT) - paulopaim@senador.gov.br
Wellington Dias (PT) - wellington.dias@senador.gov.br
Magno Malta (PR) - magnomalta@senador.gov.br
Cristovam Buarque (PDT) - cristovam@senador.gov.br
Pedro Simon (PMDB) - simon@senador.gov.br
Garibaldi Alves (PMDB) - garibaldi@senador.gov.br
João Alberto Souza (PMDB) - joao.alberto@senador.gov.br
Sérgio Petecão (PMN) - sergiopetecao@senador.gov.br
Paulo Davim (PV) - paulodavim@senador.gov.br
Ataídes Oliveira (PSDB) - ataides@senador.gov.br
Demóstenes Torres (DEM) - demostenes.torres@senador.gov.br
Mozarildo Cavalcanti (PTB) - mozarildo@senador.gov.br
Marinor Brito (PSOL) - marinorbrito@senadora.gov.br

Suplentes
Angela Portela (PT) - angela.portela@senadora.gov.br
Gleisi Hoffmann (PT) - gleisi@senadora.gov.br
Humberto Costa (PT) - humberto.costa@senador.gov.br
João Pedro (PT) - joaopedro@senador.gov.br
Vicentinho Alves (PR) - vicentinho.alves@senador.gov.br
João Durval (PDT) - joaodurval@senador.gov.br
Lídice da Mata (PSB) - lidice.mata@senadora.gov.br
Geovani Borges (PMDB) - geovaniborges@senador.gov.br
Eunício Oliveira (PMDB) - eunicio.oliveira@senador.gov.br
Ricardo Ferraço (PMDB) - ricardoferraco@senador.gov.br
Wilson Santiago (PMDB) - wilson.santiago@senador.gov.br
Eduardo Amorim (PSC) - eduardo.amorim@senador.gov.br
Cyro Miranda (PSDB) - cyro.miranda@senador.gov.br
José Agripino (DEM) - jose.agripino@senador.gov.br
Randolfe Rodrigues (PSOL) - randolfe.rodrigues@senador.gov.br

Para ter uma lista só com o endereço de email dos senadores da comissão, para copiar e colar, clique aqui:

A idéia é enviar esta mensagem curta e que tem mais chance de ser lida pelos senadores, ainda mais seu suas caixas de email ficarem lotadas com a mesma. Por isso, é importante não somente que você envie a carta, mas também ajude a divulgar esta campanha nas redes sociais e também em blogs que você administre.

Comunicamos que o Projeto Romanos 13 tem um grupo de discussão no facebook no qual desejamos definir as bases do projeto e sua aplicação a fim de articularmos uma ação política mais organizada por parte de cristãos de confissão reformada. Se você deseja participar, clique aqui ou deixe um comentário comunicando seu desejo.

sexta-feira, maio 13, 2011

Você realmente PRECISA de um milagre? (Ressuscita-me, por Aline Barros)

Faz pouco tempo que eu conheço a canção Ressuscita-me, por Aline Barros. Desde a primeira vez que eu a ouvi, fiquei um pouco incomodado, especialmente por causa da ênfase que o dirigente da canção dava e que tem a ideia presente na canção: "quem aqui PRECISA de um milagre?" Depois da pergunta, o dirigente citava algumas áreas onde as pessoas poderiam precisar do milagre: emprego, saúde, finanças, etc.

Minha segunda inquietação se dava porque acredito que uma canção como essa deve ser sempre explicada dentro do contexto de onde foi "inspirada." Seguramente muitos na congregação não têm ideia de que a letra faz uma referência a história de Lázaro e Jesus Cristo, e isso faz diferença para aqueles que cantam com o coração e a cabeça (lembre-se que Jesus disse: Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força (Mc 12.30), ou seja, com todo o seu ser. (Não somente emoção, tampouco somente com o intelecto.)

Acredito que muitos cristãos cantam muitas canções sem saber o que de fato estão cantando. Tozer certa vez disse:
"Cantamos com frequência as palavras de um hino de Charles Wesley em que a morte do Senhor Jesus é descrita como 'uma cura dupla' para o pecado. Penso que muitas pessoas cantam esse hino sem saber o significado das palavras de Wesley" (O melhor de Tozer, p.107, pela internet*).
Também acho que as pessoas muitas vezes não sabem o que significa o que estão cantando.

Leia a letra da canção e/ou veja o vídeo no final do post para melhor compreender os detalhes que quero explanar:

Mestre, eu preciso de um milagre
Transforma minha vida meu estado
Faz tempo que eu não vejo a luz do dia
Estão tentando sepultar minha alegria
Tentando ver meus sonhos cancelados

Lázaro ouviu a Sua voz
Quando aquela pedra removeu
Depois de quatro dias ele reviveu
Mestre, não há outro que possa fazer
Aquilo que só o Teu nome tem todo poder
Eu preciso tanto de um milagre

(Refrão)

Remove a minha pedra
Me chama pelo nome
Muda a minha história
Ressuscita os meus sonhos
Transforma a minha vida
Me faz um milagre
Me toca nessa hora
Me chama para fora
Ressuscita-me

Tu És a própria vida
A força que há em mim
Tu És o filho de Deus
Que me ergue pra vencer
Senhor de tudo em mim
Já ouço a Tua voz
Me chamando pra viver
Uma história de poder

A primeira pergunta a ser feita é: qual o propósito do milagre? Baseando-me no que João disse, os milagres (sinais) de Jesus serviam ao propósito para que pessoas cressem que Jesus era o Messias (Cristo), o filho de Deus:

Jesus realizou na presença dos seus discípulos muitos outros sinais miraculosos, que não estão registrados neste livro. Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome (Jo 20.30,31 NVI, grifo meu).


Sugiro que leia o capítulo 11 do Evangelho de João, onde a história de Jesus e Lázaro está presente. Note o porquê de Jesus fazer este milagre. Dê atenção especial aos vv. 4, 14, 15 e 40 e a preocupação dos fariseus nos vv. 47 e 48.

Veja os comentários com a canção
Mestre, eu preciso de um milagre
Transforma minha vida meu estado
Faz tempo que eu não vejo a luz do dia
Estão tentando sepultar minha alegria
Tentando ver meus sonhos cancelados

O autor da canção fala na primeira parte da música como se fosse Lázaro. A licença poética é notória ao perceber que, de fato, Lázaro estava morto, mas na canção, ele ainda é capaz de pensar (mortos não pensam).

Os pedidos de Lázaro:
  • Preciso de um milagre. Acredito que a intenção do autor era dizer que Lázaro queria voltar à vida. Realmente o único capaz de fazer isso é o próprio Deus, afirmado na última parte da canção.
  • Transforma minha vida o meu estado. Que vida era essa? Creio que a intenção autoral, e isso se dá em toda a canção, é fazer um paralelo da morte de Lázaro com a condição espiritual do adorador que canta a canção. Enxergo assim porque Lázaro já não tinha vida e seu estado era morto.
Ele fazia quatro dias que estava sepultado e por isso não enxergava a luz do dia (do sol). Ninguém tentava arrancar sua alegria, visto que a alegria é um sentimento de alguém vivo - mas este é o paralelo que eu disse: morte de Lázaro com a condição espiritual do adorador. Igualmente, morto não tem sonho.

Lázaro ouviu a Sua voz
Quando aquela pedra removeu
Depois de quatro dias ele reviveu

Agora o autor não se passar mais de Lázaro, mas de uma terceira pessoa.

Sim, Lázaro ouviu a voz do Senhor. Não somente ouviu como a obedeceu. Ele genuinamente reviveu! Aleluia.

Mestre, não há outro que possa fazer
Aquilo que só o Teu nome tem todo poder
Eu preciso tanto de um milagre


Acredito que o autor ainda continua em terceira pessoa como quem fala com Jesus, que de fato é o único capaz de fazer o que fez. Então ele diz: eu PRECISO tanto de um milagre! Será que o crente realmente precisa de um milagre ou ele quer um milagre?

Confesso que quero que Deus faça muitos milagres na minha vida, como dos muitos que Ele já fez. Agora, precisar de um milagre segundo o que João ensina sobre o propósito do milagre, este eu não preciso, visto que eu já o reconheço como filho de Deus, meu Salvador.

Há cerca de 10 anos, um bom amigo, que crescera na igreja, chorou muito em meus ombros dizendo: "cara, eu não consigo crer em Deus!" Seu pedido era genuíno, como de alguém que sabia de Deus, mas não conseguia depositar fé no que Ele fez, faz e fará. Oramos e depois de algum tempo (semanas?), ele realmente entregou sua vida a Jesus. Contei isso para dizer que a canção faz mais sentido no lábio de uma pessoa como esta, que está morta em suas transgressões e somente um milagre é capaz de tirá-la dessa condição (leia o refrão com isto em mente). Neste caso ele realmente QUER e PRECISA de um milagre. Todavia não creio que a intenção autoral foi neste sentido.

O refrão
Remove a minha pedra
Me chama pelo nome
Muda a minha história
Ressuscita os meus sonhos
Transforma a minha vida
Me faz um milagre
Me toca nessa hora
Me chama para fora
Ressuscita-me


A ideia de que a canção é um paralelo entre a morte física de Lázaro e a morte espiritual do crente (sobre isso, assista à pregação de Mark Ellis sobre a busca da maturidade cristã) é clara na canção. Deus tem abençoado o ministério de Aline Barros e minha oração é que Ele ainda assim o faça. Ao mesmo tempo, oro para que os cristão reflitam as canções que cantam como quando refletem (meditam) as Palavras da Bíblia.

Parte final da canção
Tu És a própria vida
A força que há em mim
Tu És o filho de Deus
Que me ergue pra vencer
Senhor de tudo em mim
Já ouço a Tua voz
Me chamando pra viver
Uma história de poder


A Palavra de Deus corrobora com as afirmações acima:
  • Jesus é a própria vida (Ele diz isso várias vezes, inclusive neste trecho da história com Lázaro);
  • Jesus é a razão do viver do crente (entendi dessa forma). Pensando mais literalmente, diria que o Espírito Santo é a força que há em mim (está dentro de mim), o próprio Deus;
  • Jesus é o filho de Deus;
  • Somos, em Cristo, mais que vencedores. Ele já venceu por nós.
  • Deus, e isso significa o próprio Cristo, fala aos nossos corações (Hb 1), especialmente através de Sua palavra.
  • Sim, Deus quer que eu viva como quem realmente vive.
  • A história de poder que Ele concedeu a todos que nEle crê, dando autoridade em Seu nome.
Que todo filho de Deus reflita e cante a verdade de Deus! Você PRECISA de um milagre ou você QUER um milagre? Eu QUERO que Deus faça milagres em mim, para aqueles que PRECISAM de um milagre.

O vídeo:








* http://pt.scribd.com/doc/6369372/A-W-Tozer-O-Melhor-de-aW-Tozer